Fazer cotação
Artigo 03/01/2022

Ano Novo Chinês e o Planejamento do Transporte Marítimo

Postado por: Alex Heleodoro

img-news

A China mantém relações comerciais com diversas empresas e organizações, recebendo e enviando uma grande variedade de produtos de todas as localidades do planeta.

Contudo, as culturas Ocidentais e Orientais podem ser bem diferentes em alguns aspectos e um deles pode ser muito importante nessas transações, afetando o transporte de mercadorias: o Ano Novo Chinês. 

No entanto, diferentemente do modelo Ocidental, na China o ano começa culturalmente em outra data. Por lá essa é uma das principais celebrações da região, sendo feriado prolongado e havendo paralisações. Sendo assim, interfere diretamente no transporte marítimo de mercadorias.

Antes de mais nada, continue a leitura e acompanhe neste artigo como funciona o Ano Novo Chinês. Entenda como ele pode afetar o transporte marítimo e já adiante o seu planejamento.

 

Como funciona o Ano Novo Chinês

Por sua vez, diferentemente do modelo Ocidental, que a virada de um ano para o outro sempre acontece em uma data específica. Na China, a tradição segue os fundamentos do calendário Lunar. Dessa maneira, não há uma data fixa para a celebração, que pode variar a cada ano.

O calendário chinês possui 12 meses e em anos bissextos, 13. Além disso, o calendário é fundamentado nos ciclos da Lua, tendo geralmente 354 dias de duração.

Vale ressaltar que para as questões comerciais os povos chineses também seguem o Calendário ocidental, e o lunar é mantido em honra às festividades locais. 

No entanto, para meios de comparação, em países ocidentais, que seguem o calendário gregoriano (baseado nos ciclos solares), o Ano Novo Chinês ocorre na primeira Lua Nova, geralmente entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.

Sendo um dos eventos mais tradicionais e populares da China, o feriado oficialmente tem 3 dias, mas em algumas regiões o comércio fica fechado até por 7. E mesmo após esse período, a celebração das festividades pode durar por até mesmo 15 dias.

Outro fator interessante quanto ao Ano Novo Chinês é que cada ano é regido por um dos animais do Zodíaco Chinês. 2022 será o Ano do Tigre, caracterizado por grande impulsividade e energia, evidenciando muitas oportunidades e compromissos.

 

Períodos de Paralisação

Sendo assim, um país milenar e profundamente ligado às suas raízes e tradições, a China investe bastante na celebração do Ano Novo Chinês, o que acaba tornando este, um dos feriados nacionais com um extenso período de duração. 

Tendo em vista a popularidade, a celebração acaba não acontecendo somente na China em si, sendo também absorvida por países próximos da região, como: Japão, Coreia do Sul e em lugares com grande população chinesa.

Por conta desta festividade, há uma grande paralisação em atividades do país e como mencionamos anteriormente, algumas regiões e áreas de operação podem parar de 07 a 15 dias. 

Essa paralisação pode interferir diretamente no fluxo de operação das empresas, afetando desde a solicitação de encomendas até ao despache do estoque de mercadoria em si e é extremamente importante se atentar ao período e preparar-se adequadamente. 

 

Como alguns fluxos de importação e exportação podem levar até 45 dias, é importante levar alguns pontos em consideração, como:

  • A média exata de tempo que o veículo geralmente leva para chegar ao destino?
  • A data de saída?
  • Qual a previsão de recebimento da mercadoria?

 

Por isso, se você importa ou exporta mercadorias, a solução é programar com antecedência seus embarques. 

Para isso, conte com a ajuda da equipe da Marco Polo Multimodal através deste link. Se preferir, envie um e-mail para comercial@marcopolomultimodal.com.br ou um WhatsApp no número (48) 9 9983-0474.