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Armadores no comércio exterior. FCL e LCL qual o significado
Marítimo 01/11/2022

Armadores no comércio exterior: Entenda tudo a respeito

Postado por: Alex Heleodoro

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Acompanhe este artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre a importância dos armadores no comércio exterior. Aproveite para tirar suas dúvidas a respeito.

O transporte marítimo, seja internacional ou nacional, demanda uma série de procedimentos para que o sistema todo funcione.

Sendo o transporte marítimo o modal mais empregado no planeta, no que tange ao transporte de cargas, dá para se presumir então a importância dos armadores.

Portanto, confira nosso artigo sobre a importância dos armadores no comércio exterior.

 

Quem são os armadores no comércio exterior?

O armador e o transportador marítimo, proprietário dos navios e dos contêineres utilizados no transporte de cargas em águas nacionais ou internacionais, também são aquelas empresas que possuem concessões de utilização de navios e contêineres de terceiros com a finalidade do transporte das mercadorias. No comércio internacional o armador tem um papel de extrema importância.

 

Quais são os tipos de armadores no comércio exterior?

Essencialmente, existem 3 tipos de armadores no transporte marítimo, veja só:

 

Armador – proprietário – Este desbrava comercialmente seu próprio navio;
Armador – gerente – O navio é de um grupo e o armador gerente é quem administra um ou vários navios deste grupo;
Armador – locatário – Também chamado de afretador, ele trabalha com navio de terceiros;

 

Quais os principais armadores do transporte marítimo internacional?

Abaixo, montamos uma lista com os principais armadores do transporte marítimo internacional, sendo 6 deles asiáticos e 4 europeus. Veja:

 

1° – Está o armador Mediterranean Shipping Company (MSC), da Itália e Suíça;
2° – Está o armador do grupo Maersk, A.P.Moller, da Dinamarca;
3° – Terceiro lugar está a CMA CGM Group, da França;
4° – O armador China Ocean Shipping Company (COSCO)
5° – Hapag-Lloyd, da alemanha, que hoje compõem ao grupo Maersk;
6° – Evergreen Line, de Taiwan;
7° – Ocean Network Express – ONE, do Japão;
8° – Hyundai Merchant Marine Co. Ltd – HMM, da Coreia do Sul;
9° – Yang Ming, de Taiwan;
10° – Zim Integrated Shipping Services Ltd, de Israel.

 

Como se organizam os armadores no comércio exterior?

Para se ter uma organização neste complexo setor de transporte marítimo, em que os armadores têm que se planejar no intuito de realizar os transportes em seu tempo ideal e com segurança, sem um gasto excessivo, foi necessário que os armadores se unissem.

E para tanto, surgiram as Alianças marítimas internacionais, o qual, visa principal planejar a logística comercial dentro das rotas existentes para maximizar os processos logísticos, minimizando o custo no transporte a partir dessas alianças.

Segue abaixo, as principais alianças no transporte marítimo global, sendo estas, as responsáveis por nada menos que quase 80% dos negócios realizados pela via marítima através dos containers. Veja:

2M Alliance – Formada pelos armadores Maersk Line  e MSC;
Ocean Alliance – Formada pelos armadores CMA CGM, COSCO, OOCL e Evergreen;
The Alliance – Formada pelos armadores ONE, Hapag-Lloyd e Yang Ming.

Por meio dessas alianças, os armadores compartilham as cargas em seus navios, diminuindo o congestionamento das embarcações nas rotas marítimas e agregando uma melhor logística.

 

Qual a diferença entre o armador e os agentes de carga?

Apesar de exercerem funções semelhantes, as ações de cada um deles são bem distintas, uma vez que o armador pode ser dono, gerente ou até locatário de uma embarcação (navio), o qual tem a função de operar o navio e transportar a carga.

Já o agente de carga, chamado de Freight Forwarder, é quem irá negociar com o exportador, importador e com o armador. Ou seja, irá promover a conexão entre todos os envolvidos no processo logístico, facilitando a comunicação e buscando soluções para o sucesso do transporte, seja ele porta a porta ou porto a porto ou outra modalidade que seja necessária para atender as necessidades logísticas da exportação ou da importação.

Ou seja, o armador transporta a carga como dono do navio e o agente de cargas internacional e o elo de todo o processo, levando em conta o planejamento da logística, a facilitação e a agilidade do comércio exterior.

Dica de leitura: Entenda a diferença entre um agente de cargas e o despachante aduaneiro

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