Fazer cotação
Notícias 18/06/2021

Congestionamento no porto de Yantian: mais um desafio

Postado por: Alex Heleodoro

img-news

Você consegue imaginar 300 mil contêineres parados aguardando o procedimento de carga e descarga? Pois é exatamente o que está ocorrendo no porto de Yantian, na China.

Primeiramente, essa grave situação afeta o comércio exterior.  Da mesma forma está sendo considerada um problema maior do que o recente bloqueio de um navio no Canal de Suez. Fato que ocorreu em março, e que ainda traz consequências. 

Portanto, vamos entender melhor o que está acontecendo na China e os seus impactos pelo mundo?

O congestionamento no porto de Yantian

O problema está ocorrendo no Terminal Internacional de Contêineres de Yantian. Segundo informações, um surto de Covid-19 afetou trabalhadores do porto. Com isso, causou a diminuição das operações para cerca de 40% da capacidade. 

Por sua vez, isso significa que mais de 300 mil contêineres estão parados no porto aguardando os procedimentos de carga e descarga. 

E por conta dessa situação, os atrasos também estão afetando portos vizinhos, como o de Nansha e Shekou. Ou seja, os navios estão tentando encontrar outros portos para escoar suas cargas e evitar as enormes filas que estão formadas. 

Vale lembrar que o porto de Yantian é enorme. Ainda movimenta, em média, mais de 13 milhões de contêineres por ano e cerca de 36 mil diariamente. Apenas com esses números, já dá para imaginar o tamanho do problema, não é mesmo?

As autoridades dizem que essa situação levará semanas para se normalizar.  Certamente os reflexos devem durar por mais tempo. Sob o mesmo ponto de vista, os efeitos de um congestionamento como o do porto de Yantian geram um efeito cascata no transporte de mercadorias e que são sentidos no mundo todo. 

Leia também: Entenda sobre o novo Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile

As graves consequências do congestionamento do porto de Yantian no comércio exterior

Com mais de 300 mil contêineres parados no porto de Yantian, podemos citar as principais consequências para o comércio exterior em geral.

Certamente, a primeira delas é a falta de container para o transporte de mercadorias. Afinal, centenas de milhares estão parados. Ainda mais ocasionando uma série de dificuldades para as empresas importadoras e exportadoras que precisam comercializar seus produtos. 

Ao mesmo tempo, o resultado disso é que os próprios navios ficam parados e poucos conseguem circular. Os cerca de 20 portos mais movimentados do mundo estão congestionados. Ou seja, com filas de navios aguardando os procedimentos, enquanto unidades vazias não podem ser retornadas.  

Outro resultado desse congestionamento no porto de Yantian é que os poucos navios que conseguem circular estão em busca de rotas alternativas, causando congestionamentos em outros portos. 

Valor do frete marítimo

De acordo com a soma de todas essas situações, temos outra consequência: o valor do frete marítimo fica mais alto. Afinal, como os procedimentos de carga e descarga estão levando mais tempo, aumentam os custos de pernoite, armazenagem e elevação dos contêineres.

Entre janeiro e maio de 2021, o preço do frete marítimo ficou 30% mais caro ao redor do mundo. Ainda existe a expectativa é que continue subindo até, pelo menos, o final de julho. 

E uma última consequência também começa a ser sentida: o desabastecimento de produtos. Afinal, os navios estão com suas entregas atrasadas (superior a 10 dias), prejudicando a economia dos países. Aliás, já sofrem com a suspensão das atividades industriais e econômicas por conta da pandemia.

Percebeu como toda essa logística de transporte marítimo precisa funcionar em harmonia? Um único problema produz efeitos que são sentidos nos demais procedimentos.

 

Por isso, se você precisa de informações mais específicas e detalhadas sobre esse tema, de acordo com as necessidades da sua empresa, converse agora mesmo com a equipe da Marco Polo Multimodal através deste link

Podemos te ajudar em todos os trâmites de processos de importação e exportação, já prevendo esses desafios enfrentados atualmente. 

Se preferir, envie um e-mail para comercial@marcopolomultimodal.com.br ou um WhatsApp no número (48) 9 9983-0474.