Fazer cotação
Sem categoria 24/02/2024

Crise no Mar Vermelho pode afetar os exportadores brasileiros?

Postado por: Alex Heleodoro

img-news

 

A continuidade da tensão no Mar Vermelho, onde a milícia Houthi baseada no Iêmen começou a atacar navios cargueiros desde novembro – sob o pretexto de apoio à causa palestina – tem potencial para afetar os comércio externo brasileiro? Embora pareça que os conflitos estão distantes, há dúvidas sobre que impactos a piora no cenário pode trazer, num momento em que a balança comercial bateu seu recorde histórico, com saldo de quase US$ 100 bilhões em 2023.

O temor é que as pressões sobre os custos logísticos, que já apareceram, permaneçam por mais tempo e cheguem ao Ocidente na forma de um repique inflacionário. Isso num momento em que os bancos centrais do mundo desenvolvido preparam o início de seus ciclos de cortes de juros.

Para o Brasil, o impacto de curto não tem sido direto, mas especialistas temem que um efeito cascata de estrangulamento das operações em grandes portos da Ásia e na Europa afete o tempo de viagem e os custos, tanto para levar mercadorias aos mercado compradores como para receber insumos para a produção interna.