Fazer cotação
Artigo 12/04/2021

Demurrage e Detention – Entenda a diferença

Postado por: Alex Heleodoro

img-news

Neste artigo vamos tratar de um detalhe importante sobre o processo de importação e exportação: o prazo. 

Por sua vez, nem sempre cumprem com os prazos de entrega das mercadorias estabelecidos no contrato.  

Do mesmo modo, por exemplo, ocorre atraso na devolução do contêiner vazio ao armador no caso da importação. Assim também existe atraso na entrega do contêiner cheio ao terminal, no caso da exportação. 

Em resumo, esses fatos estão diretamente relacionados a dois conceitos importantes: Demurrage e Detention. De antemão, se trata de duas cobranças aplicadas em casos específicos.  

Vamos entender a diferença entre eles e saber como se organizar melhor nesse procedimento de importação e exportação. Eventualmente já prevendo possíveis atrasos e evitando prejuízos.

O que é Demurrage?

A Demurrage, que significa “sobrestadia”, é uma cobrança antiga aplicada. Ou seja, sendo realizada há muito tempo pelos armadores. 

Trata-se de uma taxa aplicada pelo armador quando o importador não cumpre o prazo de devolução do contêiner vazio. Esse prazo previamente contratado é chamado de “free time demurrage”. Por sua vez, o importador vai ter estipulado os dias livres em que vai poder permanecer com a mercadoria dentro do contêiner.

O cálculo é feito com base na data de chegada do contêiner no porto de destino até a data de sua devolução no terminal designado pelo armador. O valor da cobrança é diário e varia de acordo com a tabela de cada cia marítima.

O que é Detention?

A Detention é o inverso da Demurrage. O exportador deve retirar do terminal de carga o contêiner vazio. Sendo assim vai ter um prazo de devolução pronto para embarque.

Esse prazo também está acordado em contrato. Da mesma forma, o armador aplicada e cobrada a Detention somente depois que o prazo expira. 

O prazo considerado para entrega do contêiner no porto tem uma média de 7 dias como padrão. Porém, cada armador considera uma maneira diferente para a contagem dos dias livres. Assim também podendo considerar o dia efetivo do embarque, o deadline de liberação ou a data de saída do navio do porto.

Então, resumindo:

  • A Demurrage é aplicada quando o importador extrapola o prazo para devolver o contêiner vazio ao armador.
  • A Detention é aplicada quando o exportador extrapola o prazo para devolver o contêiner cheio ao terminal de embarque.  

 

Leia também: Ex-tarifário: Como obter a redução da alíquota do imposto de importação? 

 

Como evitar as cobranças Demurrage e Detention? 

Sabemos que no Brasil, o processo de logística pode ficar sujeito a essas cobranças de uma forma mais corriqueira.

Por isso, é necessário sempre contar com uma boa empresa de operação de logística que entenda esses processos. Ao mesmo tempo, que conheça a realidade dos portos marítimos e consiga prever melhor os tempos estimados para um contrato mais assertivo. 

No caso da importação, pode ocorrer atraso na liberação da mercadoria. Neste caso, sendo solicitada a desova do contêiner se pode evitar a cobrança de demurrage . Deste modo, pode deixar a mercadoria armazenada no terminal. Ou seja, caso haja disponibilidade no mesmo, até que ocorra o desembaraço da mercadoria. 

Após a devolução do contêiner vazio ao terminal, é importante que o importador solicite cópia da minuta de devolução à transportadora. Isso promove mais segurança para o importador. Ao passo que não terá dúvidas quanto aos cumprimento dos prazos acordados. 

 

Precisa de ajuda em seus processos de importação e exportação?

A Marco Polo Multimodal entende que o processo de importação e exportação de mercadorias precisa seguir critérios específicos. 

Por isso, os nossos clientes podem contar com os serviços de logística integrada. Com isso, conseguimos gerenciar, transportar, desembaraçar, armazenar e distribuir a sua carga de forma eficiente e segura. Tanto no Brasil quanto no exterior. 

Entre em contato conosco pelo e-mail comercial@marcopolomultimodal.com.br ou pelo WhatsApp no número (48) 9 9983-0474.