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Marítimo 03/08/2021

O que é Peak Season Surcharge?

Postado por: Alex Heleodoro

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Se você lida com importação ou exportação de mercadorias via modal marítimo ou aéreo, é importante entender o que significa o termo Peak Season Surcharge.

Ele está diretamente ligado ao custo do frete internacional em determinadas épocas do ano. Por isso, saber o significado ajuda você a se preparar previamente nesses períodos.

Vamos lá?

 

Peak Season: a alta temporada do comércio marítimo

Para entendermos o que significa Peak Season Surcharge, precisamos saber o que é Peak Season.

Peak Season quer dizer, literalmente, “alta temporada”. No comércio exterior, esse termo se refere à alta demanda na movimentação de cargas internacionais via modal marítimo ou aéreo.

Esse período ocorre em algumas datas comemorativas e feriados nos países – o que resulta em um desequilíbrio entre a demanda e a capacidade de oferta do mercado.

Como consequência, durante a Peak Season, há um impacto nas importações e exportações, pois ocorre:

  • diminuição da mão de obra;
  • demora no procedimento de saída do avião ou navio;
  • falta de espaço em contêineres, navios ou aviões (overbooking);
  • aumento do valor do frete internacional.

Mas quais são os períodos de Peak Season que mais impactam no comércio exterior? Aqui no Brasil, a alta temporada geralmente ocorre entre maio e setembro.

Já no exterior, o período mais impactante são os feriados chineses, como o Ano Novo Chinês (janeiro) e a Golden Week (outubro).

Leia também: Entenda os benefícios do projeto Janela Única Aquaviária no Brasil.

 

Peak Season Surcharge: a sobretaxa de alta temporada

Se surcharge significa, literalmente, “sobretaxa”, então Peak Season Surcharge (PPS) é a Sobretaxa de Alta Temporada.

A PPS é uma taxa que aumenta o valor do frete e que é imposta pelos Armadores do Comércio Exterior (ou seja, pelas companhias marítimas ou aéreas) nos períodos de alta temporada. Essa taxa pode ser cobrada antes ou até várias semanas depois dela.

É importante dizer que a PPS também pode ser aplicada em outros momentos. A pandemia de Covid-19, por exemplo, foi um deles.

Com o lockdown no início da pandemia, muitas embarcações e contêineres ficaram parados por longos períodos nos portos e aeroportos da Ásia, afetando a economia e fazendo o preço do frete oscilar.

E com a volta das atividades, muitos países começaram a contratar contêineres e acabaram adquirindo toda a demanda que estava disponível, dificultando novas contratações de frete.

Por isso, muitas transportadoras até hoje estão cobrando a Peak Season Surcharge.

 

É possível evitar o pagamento de Peak Season Surcharge?

Não é possível evitar totalmente o pagamento da sobretaxa de alta temporada, mas é possível se planejar para prevenir que a mercadoria fique parada por conta da alta demanda.

Três medidas podem ser feitas. A primeira delas é a antecipação dos embarques, pois como é possível saber o período da peak season, basta programar a importação ou exportação com antecedência.

A segunda medida é dividir o embarque das mercadorias. Se você estiver importando ou exportando vários contêineres, divida-os em diferentes conhecimentos de embarque. Dessa forma, mesmo que eles embarquem em navios diferentes, diminuem as chances deles ficarem, todos juntos, parados aguardando espaço em um mesmo navio.

Já a terceira medida também é estratégia e consiste em deixar as remessas mais lentas. Como na Peak Season as empresas estão correndo para exportar suas mercadorias, muitas demandam tempos de trânsito mais curtos. Com isso, as operações de trânsito mais longas ficam mais disponíveis em primeiro lugar.

A diferença entre as duas operações costuma ser pequena, de 5 dias, por exemplo – mas mesmo que a mercadoria chegue depois, você pode economizar nas taxas de tempo de trânsito, já que ela pode ficar retida por até 7 dias até o final dos procedimentos.

Em todo caso, a Marco Polo Multimodal pode te ajudar em todas essas operações de importação e exportação, evitando atrasos e deixando os procedimentos com o melhor custo-benefício possível.

Por isso, entre em contato com a nossa equipe através deste link. Se preferir, envie um e-mail para comercial@marcopolomultimodal.com.br ou um WhatsApp no número (48) 9 9983-0474.