Fazer cotação
Notícias 09/09/2022

Potencialização no ramo alimentício da região Amazônia!

Postado por: Alex Heleodoro

img-news

Nesta semana comemoramos o dia da Amazônia (05/09) e às vésperas dessa data ocorreu o lançamento do estudo inédito intitulado “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal – Oportunidades e Apelos Globais”, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Mostrando o crescente potencial para exportação de alimentos e bebidas originárias dos nove estados do Norte brasileiro que compõem a Amazônia Legal, sendo 59% do território brasileiro, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo contou com a parceria de 15 empresas da Amazônia Legal, que trabalham com produtos que fomentam a bioeconomia regional, juntamente com o apelo a saúde e qualidade de vida, são eles: Feijão, gergelim e pimenta-do-reino; café e cacau; açaí, guaraná e abacaxi; castanhas-do-pará; farinhas e preparos de mandioca; e peixes. A Amazônia Legal tem a maior biodiversidade do mundo.

Os apelos globais estão diretamente relacionados com a exportação de produtos para determinados países, entre os 10 países que fazem esses apelos de forma mais intensa, 6 são Europeus. Liderando esse ranking está a Irlanda, os principais apelos encontrados pelo mercado desse país, são alimentos vegetarianos e sem corantes. 

 

Comunicar diferenciais 

A comunicação desses apelos globais, por parte das certificações voluntárias é de extrema importância para conseguir se estabelecer no mercado Europeu, pois a demanda da região é relativamente restrita aos países da América Latina. Todavia o mercado da América do Norte, Ásia e Europa possui demanda pelos principais produtos (castanhas, pimenta, café, guaraná, abacaxi, farinhas e peixes), produzidos na região. As certificações mais selecionadas são as de sustentabilidade (ambiental e social), para saudabilidade, como certificação de orgânicos, e para garantir a segurança dos alimentos. 

O estudo também apontou a localização geográfica como um diferencial para determinados produtos, que fazem parte das cadeias produtivas tradicionais da região como por exemplo o: Guaraná de Maués. Levando uma indicação de procedência que agrega valor, protege modos tradicionais de produção e garante sua procedência.

Dica de leitura: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/iaac/certifique-seu-produto.asp#:~:text=As%20certifica%C3%A7%C3%B5es%20volunt%C3%A1rias%20s%C3%A3o%20aquelas,pode%20trazer%20ao%20seu%20neg%C3%B3cio.

 

Logística da região 

Quando o assunto é logística dessas exportações, destaca-se a via marítima, (sendo 20% das águas doces do planeta), pelo porto de Belém e de Paranaguá, que somam quase metade do valor exportado. Segundo os dados do estudo:

Na Alfândega de Belém, no Pará, os principais produtos exportados são: 

  • 44% pimenta
  • 16% sucos de outras frutas 
  • 13% outras frutas preparadas 
  • 12% pargo 
  • Principal destino: Estados Unidos. 

No Porto de Paranaguá, no Paraná, os principais produtos exportados são:

  • 43% gergelim 
  • 25% feijões adzuki 
  • 16% feijão fradinho
  • Principais destinos: Ásia / África.

Em Pacaraima, em Roraima, fronteira terrestre com a Venezuela, os principais produtos exportados são: 

  • 35% mistura para preparações de padaria
  • 30% outras preparações de farinha 
  • 24% preparações para elaboração de bebidas
  • Principais destinos: Venezuela e Colômbia

E quando o assunto é transporte marítimo internacional a Marco Polo Multimodal entende, trabalhamos com tranquilidade e segurança. Possuímos parceria com as principais companhias marítimas que nos possibilita embarcar sua carga para qualquer destino.

Realizamos embarques porto a porto, porta a porta ou multimodal nas principais modalidades dentro do modal marítimo (Full Contêineres (FCL), Cargas Consolidadas (LCL) e Break Bulk (B/B)).

No modal marítimo também operamos com embarques de cargas perigosas, cargas refrigeradas, cargas com excesso de peso ou dimensões e processos especiais como back to back, importações ou exportações temporárias e feiras internacionais.

 

Acesse ao estudo 

O lançamento do estudo “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal – Oportunidades e Apelos Globais” foi realizado este mês, através de Webinar com instituições parceiras e empresários, que está disponível no link. https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/webinarios/webinar–alimentos-e-bebidas-da-amazonia-legal—oportunidades-e.html. E está disponível para download gratuito no portal da ApexBrasil.

Fonte: ApexBrasil – Assessoria de Imprensa

 

E então, o que achou desse conteúdo? Se necessário, não hesite em contar com a ajuda dos nossos especialistas através deste link.

Caso prefira, entre em contato direto com o nosso time pelo endereço de e-mail comercial@marcopolomultimodal.com.br ou nos chame no WhatsApp no número (48) 9 9983-0474.

Ficaremos muito contentes em te ajudar! ?

Elizabeth II