O BL – Bill of Lading (Conhecimento de Embarque de transporte marítimo, em português) é um documento fundamental no transporte de mercadorias por via marítima. Ele é um contrato entre o transportador marítimo internacional e o exportador e o importador, contendo informações detalhadas sobre a carga e as condições de transporte.
No Brasil, o conhecimento de carga marítima (Bill of Lading – BL), é um documento chave para o controle aduaneiro de mercadorias e para o fluxo no comércio marítimo. Os intervenientes do comércio exterior brasileiro têm a obrigação legal da sua apresentação à Receita Federal do Brasil por meio eletrônico, através dos sistemas Mercante e Siscomex Carga (CE Mercante). O BL – Bill of Lading, além de ser considerado como um contrato de transporte internacional ele também serve de prova de posse ou propriedade de mercadoria para o importador (consignatário), O BL – Bill of Lading, apresenta uma série de informações importantes sob a ótica do controle aduaneiro de mercadorias no Brasil, como a identificação do titular e parte interessada da carga, a origem da mercadoria, o valor do frete internacional, a data de emissão, o peso e cubagem, a descrição da mercadoria e seu NCM, a unidade de carga e seu lacre, o navio responsável pelo transporte e muitas outras.
Confira o exemplo de um BL:
Neste artigo falaremos:
- Qual a diferença entre o master BL, o house BL e o BL Sub-Master?
- Quais são os tipos de BL, conforme a necessidade logística da carga?
- E quais são as funções de um BL?
- Como é emitido um BL – Bill of lading?
- Quais as informações básicas que devem ser mencionadas no draft do BL – Bill of Lading.
- Quem deve assinar e carimbar o BL?
- Como o BL é enviado ao Consignatário (importador)?
- Quais são as três modalidades de emissão do BL – Bill of Lading?
- O que fazer se o BL for extraviado?
- Quais os tipos de BL, conforme sua titularidade?
- E quais são os três modos de consignar ou endossar o BL – Bill of Lading?
- Como pode ser pago o frete marítimo?
Qual a diferença entre o master BL, o house BL e o BL Sub-Master?
Dependendo do tipo de transportador marítimo internacional e sua função dentro deste modal tão importante, o seu conhecimento de transporte tem uma nomenclatura. Vamos ver com mais detalhes abaixo.
– BL Master – MBL: é o conhecimento de embarque emitido pelo armador. Todo embarque marítimo internacional possui um MBL. Representa o contrato de transporte entre transportador e exportador e importador, que neste documento poderão ser o exportador real e importador real, o agente de cargas internacionais e o agente consolidador – coloader.
– BL House – HBL: é o conhecimento de embarque emitido pelo agente de cargas internacionais. Note que nem todo o embarque marítimo possui um HBL. No entanto, todo BL House – HBL precisa ter um BL Master – MBL, por isso, este também é conhecido como “conhecimento filhote”. Quando há um BL House – HBL envolvido numa operação de transporte internacional, isso significa que o HBL representa o contrato de transporte entre agente de cargas internacionais e exportador ou importador. Já o BL Master- MBL representa o contrato de transporte entre armador e o agente de cargas internacionais ou o agente consolidador – coloader.
Importante, se o agente de cargas internacionais decidir não emitir seu HBL e emitir somente o MBL, este procedimento poderá ser feito, porém termos e condições devem ser negociados entre o agente de cargas internacionais, o exportador e o importador, já que este modelo de operação pode tirar um pouco o controle e a responsabilidade do agente de cargas sobre o embarque, porque seus dados e de seu agente no país de destino não serão mencionados no MBL e sim os dados do exportador e do importador.
– BL Sub-Master: é o conhecimento de embarque emitido pelo agente consolidador – coloader, quando houver outro agente de cargas internacionais envolvido. Muitas vezes, em embarques consolidados – LCL, um agente de cargas internacionais não consegue encontrar cargas suficientes para consolidar e embarcar um contêiner inteiro. Dessa forma, o agente de cargas internacionais contrata o serviço de um agente consolidador – coloader que neste caso consolidará a carga com outras cargas de outros agentes de cargas internacionais.
E esse agente consolidador – coloader, usará o serviço de um armador. Com isso, haverá um BL Master – MBL representando contrato entre armador e agente consolidador – coloader, um BL Sub-Master representando contrato entre agente consolidador – coloader e o agente de cargas internacionais e um BL House – HBL representando contrato entre agente de cargas internacionais e exportador e o importador.
Como observamos acima, existem três tipos de BL que são definidos pelo seu tipo emissor, o BL emitido pelo armador (Master BL- MBL), o BL emitido pelo agente de cargas internacionais (House BL- HBL) e o BL Sub-Master, que é emitido pelo agente consolidador – coloader.
Observamos também como em outros conhecimentos de embarque (por exemplo, para o transporte rodoviário internacional e o transporte aéreo internacional), o Bill of Lading – BL determina as relações contratuais entre as partes e é considerado um título de crédito, pois a responsabilidade da carga é repassada ao transportador internacional e as condições da carga são mencionadas no BL.
Desse modo, se a carga é entregue ao transportador marítimo internacional avariada, o comandante do navio ou o representante do armador, deverá indicar a avaria no Bill of Lading – BL para que a responsabilidade do dano da carga não recaia sobre o armador.
O Bill of Lading – BL, como acabamos de demonstrar, apresenta finalidades essenciais para os processos de exportação e importação.
Também é importante demonstrar que ele se baseia em 03 tipos, que são utilizados conforme a modalidade de transporte marítimo e necessidade logística da carga, veja abaixo:
Quais são os tipos de BL, conforme a necessidade logística da carga?
Porto a porto ou Bill of Lading: Cobre a carga apenas no trajeto marítimo, desde o porto de embarque até o porto de destino;
Multimodal ou Through Bill of Lading: Cobre o transporte da mercadoria por mais de um modal (multimodal), implicando numa responsabilidade maior do armador – que fica responsável pelo transporte da mercadoria entre os pontos ou portos combinados. Esta é uma condição cômoda para o exportador que, ao entregar a mercadoria ao transportador, encerra sua participação em termos de operação;
Charter Party Bill of Lading: Trata-se de um documento de transporte emitido ao amparo de um contrato de afretamento de navio, um Charter Party . Em geral refere-se a uma carga que será única, ou uma das únicas no navio – que é afretado para este fim por um ou poucos embarcadores. Por exemplo, o afretamento para o embarque de grãos, minérios ou outros commodities que normalmente o navio é preenchido com uma única carga e é enviado para um único país. Este tipo de BL não é emitido para navios de linha regular.
Conforme vimos acima, existem três tipos de BL, conforme a necessidade logística da carga, agora veremos as funcionalidades do BL.
E quais são as funções de um BL?
Comprovação de Embarque: O BL – Bill of Lading, atesta que as mercadorias foram efetivamente embarcadas a bordo do navio. Ele serve como prova documental que as mercadorias foram entregues ao transportador internacional para a realização do transporte marítimo.
Título de Propriedade: Em muitos casos, o BL – Bill of Lading também funciona como um título de propriedade das mercadorias. Ele pode ser usado como garantia em transações comerciais e como meio de comprovar a posse legítima das mercadorias pelo exportador ou importador.
Evidência de Contrato: O BL – Bill of Lading detalha as condições do contrato do transporte internacional, incluindo os termos de entrega, as obrigações do transportador internacional, do exportador, do importador e de outras partes envolvidas.
Instruções de Entrega: O BL – Bill of Lading contém informações sobre o destino das mercadorias e as instruções de entrega. Isso é importante para que as mercadorias sejam entregues corretamente ao destinatário final.
Documentação Aduaneira: O BL – Bill of Lading é frequentemente necessário para fins aduaneiros e alfandegários. Ele fornece informações essenciais para o despacho aduaneiro das mercadorias no porto de destino.
Rastreamento e Responsabilidade: O BL – Bill of Lading inclui detalhes sobre a carga e sua descrição. Isso é útil para o rastreamento da carga durante o transporte internacional e para determinar a responsabilidade em caso de danos ou perdas.
Notamos até agora que o BL é crucial para o transporte marítimo e desta forma as informações inseridas nele fornecerão a rastreabilidade das cargas nele mencionadas, também fornecerão segurança jurídica, contratual, operacional e patrimonial ao exportador e ao importador e darão as aduanas no porto de origem e destino a confiabilidade e segurança para realização dos processos de despacho aduaneiro. Desta forma, iremos ver como se dá a emissão de BL – Bill of lading.
Como é emitido um BL – Bill of lading?
Emitir um BL – Bill of Lading envolve uma série de etapas que normalmente são realizadas pelo transportador marítimo internacional ( armador, agente de cargas internacionais ou agente consolidado – coloader), porém muitas informações que irão constar no BL – Bill of Lading são fornecidas pelo exportador, importador ou seus representantes.
Abaixo você encontrará detalhes do processo de emissão de um BL – Bill of Lading:
Preparação de Documentos: O exportador (expedidor – shipper em inglês) fornece todas as informações necessárias sobre a exportação através do draft. O Draft significa “rascunho”, sendo o documento emitido antes do BL – Bill of Lading. O draft do BL, tem como principal objetivo evitar erros na emissão do BL – Bill of Lading e consequentemente a geração de custos adicionais ao exportador ou ao importador.
É de extrema importância a inclusão das informações corretas e as mesmas devem ser confirmadas por todas as partes envolvidas no processo sendo que o exportador, o importador e seus despachantes aduaneiros que possuem a maior responsabilidade sobre a emissão e a correção do draft do BL – Bill of Lading.
Normalmente o transportador internacional, informa ao exportador na reserva de espaço da carga no navio (em inglês booking) a data e hora limite para o recebimento do draft do BL preenchido.
Esta determinação de prazo de entrega do draft é chamado de dead line.Se o exportador não cumprir com deadline informado no booking, possivelmente a carga será transferida de navio e todos os custos envolvidos neste processo são de responsabilidade do exportador.
O preenchimento do draft do BL incorreto, também pode gerar a transferência do booking ou correções por parte do transportador internacional que normalmente incidirão em cobranças de taxas de correção BL.
Para emissão do Draft, algumas informações são primordiais e devem ser enviadas sempre seguindo os deadline e as exigências do país de origem e do país de destino da carga.
Quais as informações que devem ser mencionadas no draft do BL – Bill of Lading?
Observe que as informações abaixo podem variar de acordo com as necessidades de transporte da carga, necessidade da negociação do exportador e importador ou adequação da legislação do país de origem e destino ou até mesmo necessidade do transportador internacional, mas normalmente as informações abaixo são o mínimo necessárias para evitarmos atrasos, correções e custos ao exportador ou ao importador.
- Nome e endereço completo do exportador, expedidor (shipper em inglês);
- Telefone, e-mail, pessoa de contato, CNPJ do exportador, expedidor (shipper em inglês);
- Nome e endereço completo do importador, consignatário (consignee em inglês);
- Telefone, e-mail, pessoa de contato e o nr. equivalente ao CNPJ do importador e/ou consignatário, que seriam o NIT, VAT, CUIT, RUC, RUT, Tax ID, NIF, RFC dependendo do país de destino;
- Telefone, e-mail, pessoa de contato, endereço completo do notificado sobre o embarque. Onde na maioria dos casos é o próprio importador;
- Porto embarque – Port of loading – POL;
- Porto desembarque – Port of Discharge – POD;
- Nome do navio e número da viagem (Vessel and Voyage);
- Tipo de embalagem onde estão as mercadorias, principalmente se forem de madeira, pois elas precisam ser tratadas, quando são brutas;
- Descrição geral de todas as mercadorias;
- NCM ou HS CODE;
- Quantidade total de itens;
- Peso bruto;
- Peso líquido;
- Cubagem.
Importante – Mesmo após o embarque da carga no navio e a emissão BL original, o exportador deverá verificar se o BL foi emitido conforme o draft que foi enviado ao transportador internacional e se for necessário alguma correção, o BL deve ser corrigido. Normalmente este procedimento poderá gerar taxas de correção, se as informações errôneas mencionadas no BL forem de responsabilidade do exportador, porém estas taxas poderão ser menores que os custos causados pelo atraso da liberação da carga no porto de destino.
Quem deve assinar e carimbar o BL?
O BL somente pode ser assinado e datado pelo representante oficial do transportador internacional (representante do armador ou agentes de cargas internacionais). Em alguns países, carimbos e selos oficiais também são aplicados para autenticar o documento.
Como o BL é enviado ao Consignatário (importador)?
Geralmente, o BL original é enviado ao importador via courier antes da chegada da carga no porto de destino, permitindo que o importador realize o despacho aduaneiro e retire a carga no porto de destino.
É importante notar que, dependendo das práticas comerciais e das regulamentações do país, o processo exato de emissão de um BL pode variar. Em alguns casos, os transportadores internacionais podem oferecer serviços online que permitem ao exportador o preenchimento do draft do BL e após a confirmação de embarque a impressão de vias originais.
Há também modalidades de emissão de BL, que podem influenciar no envio do BL e que trataremos abaixo.
Lembramos que sempre deve ser consultado o transportador internacional para obter informações detalhadas sobre o processo de emissão de BL – Bill of Lading, antes da solicitação do booking.
Quais são as três modalidades de emissão do BL – Bill of Lading?
Vamos relatar abaixo, as modalidades de emissão de BL mais utilizadas no transporte marítimo, porém com o avanço das tecnologias e a implantação destas nos processos de comércio exterior, estas modalidades abaixo deverão sofrer modificações em breve.
– Original na origem / destino ou um terceiro local: nestes casos, o BL – Bill of Lading é impresso fisicamente em papel de acordo com a solicitação do exportador ou seu representante. O chamado “jogo de BL” é justamente o conjunto de todas as vias originais emitidas pelo transportador internacional. Geralmente são emitidas três vias originais, mas não é um número obrigatório. Podendo ser maior ou menor que três. Nessa modalidade, o BL original precisa, obrigatoriamente, ser apresentado no destino para que a carga seja desembaraçada e retirada do porto.
– Express Release: neste caso, o BL existe somente em sua forma digital e não são emitidas vias originais do BL. A instrução de liberação da carga é enviada ao destino pelo transportador por meio de mensagem (e-mail), após prévia aprovação do exportador e pagamento das taxas de origem. É importante observar que, nesta modalidade, o BL não é negociável e nem pode ter o consignatário como “To Order” pois não há conhecimento físico para endossar.
– Sea Waybill: nesta modalidade só existe a via eletrônica, também chamada de Sea Waybill. Neste caso, após o embarque, a carga já está apta para ser liberada, sem a necessidade do transportador internacional enviar uma mensagem ao agente de destino informando sobre a liberação. Esta liberação ocorre mediante ao pagamento de todas as taxas de origem e dependendo da modalidade de negociação do frete marítimo, o frete marítimo também terá que ter sido pago. O Sea Waybill também não é negociável e não pode ser consignado como “To Order”.
Nem todos os transportadores internacionais aceitam emitir Sea Waybill, outros não emitem Express Release. Assim como muitos destinos só aceitam originais em papel. É sempre importante verificar com o transportador internacional quais são os procedimentos aceitos, evitando-se custos e problemas.
O que fazer se o BL for extraviado?
O exportador pode usar o BL como título de propriedade das mercadorias ou para fornecer ao importador como prova de embarque. O BL também é usado para fins aduaneiros e alfandegários.
Com esta importância, o extravio do mesmo gera um grande transtorno ao exportador e ao importador, logo que o extravio é confirmado, alguns procedimentos deverão ser tomados para agilizar o processo de liberação da carga ou a obtenção de novas vias de BL.
Cada transportador internacional tem suas próprias medidas e procedimentos para lidar com essas situações de extravio do BL – Bill of Lading. É óbvio que a reemissão do BL – Bill of Lading não é tão fácil assim, pois o transportador internacional precisa se proteger.
Imagine que um jogo de BL – Bill of Lading seja extraviado. O transportador emite novo jogo, a carga é desembaraçada e retirada do porto e logo após o primeiro jogo de BL – Bill of Lading reaparece sob posse de outro importador que exige a carga. Com certeza será uma situação muito complicada para o transportador internacional. Por isso, de forma geral, os procedimentos no caso de extravio do BL – Bill of Lading poderão ser:
- Registro do boletim de ocorrência informando sobre a perda do BL – Bill of Lading;
- – Realização de depósito de garantia ou uma garantia bancária providenciado pelo exportador ou importador ao transportador internacional. Muitas vezes esse depósito ou garantia bancária que poderá ser de 100 % do valor das mercadorias;
- Entrega de Termo de Compromisso no qual o exportador ou importador assinam garantindo que a carga pode ser liberada sem a apresentação do BL e que, quaisquer custos ou problemas ocasionados devido ao extravio do BL – Bill of Lading serão de responsabilidade da parte do exportador ou importador;
Mesmo com os procedimentos acima realizados, o transportador internacional pode se negar a emitir um novo jogo de BL – Bill of Lading, devido a sua responsabilidade sobre a carga transportada, sendo assim a tentativa de um acordo comercial, com o transportador internacional é a melhor escolha para ambas as partes e deve se iniciar logo após a identificação que o Bl foi extraviado.
Quais os tipos de BL, conforme sua titularidade?
Existem diferentes tipos de BL – Bill of Lading, como o “negociável” e o “não negociável”.
O BL negociável é transferível e pode ser usado como título de propriedade, permitindo que ele seja endossado e transferido para diferentes partes ao longo da cadeia de suprimentos.
Já o BL não negociável não pode ser transferido e é geralmente emitido para um destinatário específico.
No Brasil o importador pode vender a mercadoria para outros e endossar o BL – Bill of Lading para formalizar a transferência, antes mesmo da carga chegar no Brasil. O BL pode ser emitido à ordem, à ordem de alguém ou diretamente a alguém, valendo as regras de endosso, neste caso, artigo 587 da Lei 556 de 25/06/1850. Ou seja, teoricamente, quem possui o BL – Bill of Lading original é o dono da carga e, se tiver nomeado, somente o representante legal pode reclamar dela.
É importante observar, contudo, que o endosso do BL – Bill of Lading não invalida a fatura comercial e demais documentos da operação, emitidos pelo exportador em nome do importador original. Nesse caso, o endossatário (aquele em favor de quem o título é endossado) deve solicitar ao exportador novos documentos com seus dados para que possa apresentar estes documentos para instrução da declaração de importação (DI ou DUIMP) e assim realizar o despacho aduaneiro com todos os documentos (BL, Invoice, Packing e outros) com os dados corretos do exportador e do importador atual.
Há também o BL – Bill of Lading que informa, no campo destinado à identificação do consignatário (“Consignee”), que não são negociáveis a menos que constem daquele campo os termos “À Ordem” (“To Order”) ou “À Ordem de” (“To Order Of”). Nesse caso, deverá prevalecer a definição estabelecida em tal contrato particular, de modo que a ausência dos termos indicados, no ato da emissão deste tipo de BL – Bill of Lading, impossibilita o seu endosso.
O endosso do BL – Bill of Lading deve ser informado pelo consignatário no Siscomex Carga (art. 29 da IN 800/2007), conforme função própria do sistema.
E quais são os três modos de consignar ou endossar o BL – Bill of Lading?
Por ser um título de crédito, o BL – Bill of Lading, pode ser consignado e endossado a terceiros. Portanto, há três modos de se consignar um BL – Bill of Lading,:
– À ordem (ou à ordem do embarcador): é um documento de transporte restrito ao próprio embarcador, o que significa que somente ele pode retirar a mercadoria junto ao transportador. É um BL que deverá ser, portanto, obrigatoriamente endossado a um terceiro, no caso o destinatário final;
– À ordem de alguém: é um documento de transporte que somente poderá ser apresentado por quem estiver nele mencionado. Normalmente é um banco que está financiando uma operação de carta de crédito e que, para se resguardar enquanto não recebe o valor da mercadoria para pagar ao exportador, pede a consignação à sua ordem. Também deverá sofrer endosso, pela sua própria característica de consignação;
– Consignado a alguém: é a terceira forma. O BL será nominativo a alguém, normalmente o importador. Isto significa que nem sempre ele será endossado a um terceiro.
Como pode ser pago o frete marítimo?
O pagamento do frete internacional marítimo pode ser realizado de várias formas, no país de origem, no país de destino ou em outro país, conforme a modalidade negociada, veja abaixo:
1) Frete pré-pago (freight prepaid): Significa que o frete marítimo internacional deverá ser pago após o embarque. Ele deve ser pago no país de embarque.
2) Frete pago no exterior (freight prepaid abroad): Quer dizer que o frete marítimo internacional deverá ser pago em uma conta do exterior, fora do país de origem e fora do país de destino.
3) Frete pagável no destino (freight payable at destination): O frete marítimo internacional deverá ser pago pelo importador na chegada ou retirada da mercadoria;
4) Frete a pagar (freight collect): O frete marítimo internacional poderá ser pago em local diverso daquele desembarque ou destino. O frete marítimo internacional pode ser pago em qualquer parte do mundo, sendo que o transportador internacional irá cobrar o frete antes ou após a chegada da mercadoria no destino, porém a retirada da mercadoria somente poderá ocorrer após a quitação do frete.
Não há obrigatoriedade da menção do valor do frete internacional a ser pago no BL – Bill of lading. Ele poderá ser substituído pela cláusula Freight As Per Agreement (frete conforme acordo). O local de pagamento do frete (cidade e país) , no entanto, devem ser obrigatoriamente mencionados.
Importante: No Brasil, as exportações marítimas podem ter o frete marítimo internacional substituído pela cláusula Freight As Per Agreement, porém nas importações marítimas brasileiras o frete marítimo deve ser mencionado.
A menção do frete é obrigatória em face do artigo 575 da Lei 556 de 25/06/1850, o Código Comercial Brasileiro (CCB).
É comum associar-se o frete pré-pago ao Incoterms, naquelas condições onde o frete é por conta do vendedor. Deve-se notar, porém, que ele pode ser utilizado também com o frete por conta do comprador. Isto quer dizer que o frete pré-pago e os Incoterms são coisas distintas. Um exemplo é o termo frete prepaid abroad, que já falamos dele neste mesmo texto.
Em resumo, o “Bill of Lading” é um documento vital no cenário do transporte marítimo, desempenhando múltiplas funções essenciais. Desde comprovar o embarque de mercadorias até servir como título de propriedade e evidência de contrato, o BL estabelece a base para a logística de transporte global. Seu papel como guia de instruções de entrega e peça fundamental para a documentação aduaneira destaca sua importância para um trânsito eficiente e legal das mercadorias.
A diversidade de tipos de BL, modalidades de emissão, bem como a riqueza de informações que deve conter, desde os detalhes das partes envolvidas até as assinaturas e termos contratuais, ilustra a complexidade do documento. E o processo de emissão, que abrange desde a preparação das informações até a entrega ao destinatário, requer atenção minuciosa para garantir a precisão e completude do BL.
Não menos importante são as taxas associadas ao BL, um aspecto muitas vezes subestimado. Com uma série de fatores a considerar, desde o frete marítimo até taxas portuárias, aduaneiras e adicionais, a compreensão desses custos é crucial para evitar surpresas e garantir um planejamento financeiro adequado.
Em última análise, a compreensão do “Bill of Lading” vai além de sua definição básica, estendendo-se às suas funções intrincadas e aos detalhes processuais. Ele é um elo fundamental na cadeia de suprimentos globais, garantindo a integridade, a segurança e a eficiência do transporte marítimo.
Para qualquer entidade envolvida nesse setor, é imperativo dominar os aspectos do BL para assegurar um fluxo de mercadorias suave, bem como evitar quaisquer complicações legais ou financeiras.
Conclusão
BL – Bill of Lading (Conhecimento de Embarque de transporte marítimo) é, portanto, um documento de suma importância no contexto do comércio marítimo internacional. Ele atua como um contrato de transporte, uma prova de posse ou propriedade da mercadoria é uma ferramenta essencial para o controle aduaneiro. Sua versatilidade se estende ao abranger diferentes formatos como o Master BL, o House BL e o BL Sub-Master, cada um refletindo as relações contratuais específicas entre as partes envolvidas.
Dada a sua importância, a emissão do BL deve ser realizada com precisão e cuidado, considerando todas as informações relevantes sobre a carga, o transportador e os envolvidos na transação. A precisão desses detalhes é crucial, pois erros podem levar a atrasos, custos adicionais e complicações legais.
O pagamento do frete marítimo, uma componente crucial do transporte de cargas, pode variar conforme as condições negociadas, impactando diretamente no fluxo de caixa e no planejamento financeiro das empresas envolvidas.
O BL não é apenas um documento, mas um instrumento multifuncional que desempenha um papel vital no transporte marítimo internacional. Seja comprovando o embarque, atuando como título de propriedade, instruindo sobre a entrega, ou sendo necessário para processos aduaneiros, o BL é um elemento indispensável na logística global.
Sua complexidade exige um entendimento aprofundado por parte de exportadores, importadores e todos os agentes envolvidos na cadeia de transporte marítimo. A familiaridade com os diferentes tipos de BL, suas funções, processos de emissão e aspectos relacionados ao frete é essencial para garantir transações comerciais suaves e conformes com as regulamentações internacionais.
Em resumo, o Bill of Lading é um componente chave no comércio marítimo global, garantindo a legalidade, eficiência e segurança nas operações de transporte de mercadorias por via marítima.