Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre as principais mudanças na TEC (Tarifa Externa Comum), bem como as adequações que serão necessárias. Aproveite e tire suas dúvidas a respeito!
Na data do dia 29/11/2021, por meio da Resolução Gecex nº 272, foi estabelecida a alteração da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Tarifa Externa Comum (TEC) conforme adequações no Sistema Harmonizado 2022 (SH-2022).
Foi aprovada pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior e integrada ao ordenamento jurídico brasileiro decisão tomada no âmbito do Mercosul, conforme previsto nos incisos IV e V do Artigo 7º do Decreto nº 10.044, de 4 de outubro de 2019.
As mudanças entraram em vigor no dia 01/01/2022, trazendo resultados a partir de 01/04/2022. Com estes ajustes, algumas NCMs foram extintas e novos códigos foram criados.
Acompanhe o artigo e entenda mais a fundo os conceitos da NCM e da TEC, além das mudanças realizadas em 2022.
A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é um código de oito dígitos usado para identificar a natureza dos produtos comercializados no Brasil e nos outros países do Mercosul.
Os seus principais objetivos são permitir a coleta de dados estatísticos sobre a compra e a venda de mercadorias, dentro e fora do mercado brasileiro, e possibilitar a tributação correta de cada produto.
Entender como funciona a NCM é fundamental para evitar problemas com a fiscalização e emitir corretamente os documentos da operação internacional.
Dica de Leitura: CERTIFICADO DE ORIGEM DIGITAL E OS BENEFÍCIOS
A TEC, Tarifa Externa Comum, é um conjunto de tarifas utilizado nas relações comerciais. Tem como característica ser padronizada para um grupo específico de países, como a taxa existente no Mercosul.
Tem como objetivo incentivar a competição mercadológica em atividades de compra e venda onde tenham envolvidas importação e exportação de mercadorias, assim evitando possíveis formações de oligopólios (monopólios extensos demais) ou reservas de mercado.
Estão relacionadas às mudanças da nova versão da TEC, a introdução de questões ambientais e sociais de interesse global, como por exemplo:
O Sistema Harmonizado (SH) é um método para classificação de mercadorias, alicerçado numa estrutura de códigos e descrições.
Tem como objetivo contribuir na melhoria do comércio internacional e aumentar a coleta e análise de estatísticas de comércio exterior, além de ajudar nas transações comerciais entre os países e os processos de negociação de acordos mercantis.
Alguns itens que não podem ser ignorados pelo comércio exterior são as mudanças, principalmente ligadas à tecnologia, que poderão ser reclassificadas para novas posições.
Veja também: A IMPORTÂNCIA DOS ACORDOS COMERCIAIS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Saiba mais: DIFERENÇA ENTRE OVAÇÃO E DESOVA
É importante ressaltar que, com as mudanças da TEC, as empresas devem avaliar a classificação fiscal usada em suas mercadorias nas transações internacionais.
Sendo identificada a necessidade, devem ser efetuadas as devidas alterações em seus bancos de dados, para que fiquem de acordo com a nova Tarifa Externa Comum.
Precisa de ajuda para entender como as alterações na TEC e na NCM podem afetar a sua operação? Então não hesite em contar com a ajuda da equipe da Marco Polo Multimodal através deste link.
Se preferir, entre em contato conosco pelo endereço de e-mail comercial@marcopolomultimodal.com.br ou nos chame no WhatsApp no número (48) 9 9983-0474.
Ficaremos muito contentes em te ajudar! 😉
Voltar