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Privatização do Porto de Vitória

Privatização do Porto de Vitória

O Porto de Vitória tem a expectativa de dobrar sua capacidade de movimentação de carga a partir de sua privatização. No momento atual, é estimado o valor aproximado de 7 milhões de toneladas por ano. 

Dentro desse cenário, ainda é esperado que além dos empregos já existentes a projeção é que sejam criadas novas 15 mil vagas de trabalho — diretas, indiretas e efeito-renda.

Neste texto, você irá acompanhar tudo sobre a Privatização do Porto de Vitória, Codesa, sua arrematação e muito mais, acompanhe nosso post e tire todas as dúvidas.

 

O que é Codesa?

A Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) é uma empresa estatal do Governo Federal, vinculada à Secretaria Nacional de Portos do Ministério de Infraestrutura.  

A privatização da Codesa está sendo usada pelo governo como modelo para privatização do Porto de Santos (SP), o maior do país, que deve ser leiloado até o final deste ano.

Com os investimentos previstos, será possível favorecer os portos de Vitória e de Barra do Riacho das melhores práticas e tecnologias existentes no mundo hoje.

 

A primeira privatização portuária do Brasil?

É isso mesmo! A Codesa tornou-se a primeira empresa pública portuária a ser privatizada após o pagamento de R$ 326 milhões por suas ações.

O consórcio vencedor ganhou a disputa ao oferecer a outorga de R$ 106 milhões, que será somada ao pagamento de uma contribuição fixa de R$ 618,8 milhões, dividida em vinte e cinco parcelas, além dos investimentos previstos e da contribuição variável de 7,5%.

A empresa vai gerir os portos de Vitória e de Barra do Riacho pelos próximos 35 anos. Os investimentos previstos são de R$ 850 milhões, sendo R$ 335 milhões na ampliação e modernização daqueles portos.

A modelagem, inédita no Brasil, foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) por meio do Decreto nº 9.852/2019

Em disputa acirrada com mais de 40 lances, o consórcio FIP Shelf 119-Multiestratégia.

Dirigido pela Quadra Capital, venceu o leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), a primeira privatização portuária do Brasil.

A nova companhia será responsável pela administração de dois portos com fiscalização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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Quem arrematou a Codesa?

A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) foi arrematada pelo fundo de investimentos Shelf 119 Multiestratégia, da gestora Quadra Capital, em leilão realizado no mês de março, na sede da B3, em São Paulo.

O leilão da Codesa é considerado um projeto-piloto para outros programados pelo governo, sendo o principal deles o Santos Port Authority, a administradora estatal que controla o Porto de Santos.

 

O que o Porto de Vitória exporta?

O Porto de Vitória tem catorze berços de atracação e opera mais de trinta tipos de cargas, entre importação e exportação, como: 

  • Contêiner;
  • Trigo; 
  • Automóveis; 
  • Produtos siderúrgicos; 
  • Malte; 
  • Rochas ornamentais; 
  • Concentrado de cobre; 
  • Fertilizantes; 
  • Granéis.

Vale acrescentar que os portos capixabas são especializados em carga e descarga de ferro e aço, minério de ferro, petróleo e derivados, e celulose.

 

Qual a importância do Porto de Vitória?

O Porto de Vitória é simplesmente o principal terminal de transporte marítimo da cidade de Vitória, por isso, já dá para se notar a importância do estabelecimento para a região.

Ainda, pode se afirmar que o Porto de Vitória tem grande responsabilidade no recebimento e escoamento de cargas consumidas e produzidas pelos capixabas.

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Quantos anos tem o Porto de Vitória?

No dia 28 de março deste ano de 2022, o Porto de Vitória completou 116 anos de fundação.

 

Curiosidade: qual o maior Porto do Brasil?

O maior portuário do Brasil é o Porto de Santos, administrado pela CODESP e líder em movimentação entre portos, com um total de 50,39 milhões de toneladas movimentadas.

Vale dizer que em 2020, ele foi considerado o 43º maior porto do mundo por movimentação de contêineres, conforme o ranking da Associação Americanas de Autoridades Portuárias (AAPA), sendo o mais movimentado da América Latina.

 


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