Fazer cotação
Notícias 22/09/2022

Ótima notícia: EUA e Brasil assinam o Acordo de Reconhecimento Mútuo

Postado por: Alex Heleodoro

img-news

Acompanhe este artigo e descubra tudo que você precisa saber sobre como o Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM) EUA e Brasil, afetará o comércio exterior.

Nesta sexta (16) assinaram em Washington D.C, a Receita Federal do Brasil e a  Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos “Customs and Border Protection” (CBP), o Acordo de Reconhecimento Mútuo (ARM) do Operador Econômico Autorizado, em sua respectiva sede. As relações entre o Brasil e os EUA, esse momento contou como base outros acordos prévios e negociações que se estende desde 2015, ano da assinatura do Plano de Trabalho Conjunto. 

Quando duas alfândegas possuem programas de OEA compatíveis entre si, celebram acordos bilaterais ou multilaterais. Segundo o governo brasileiro:

 

Os principais objetivos da assinatura de um ARM são:

 

  • Reconhecimento das certificações OEA emitidas pela aduana do outro país;
  • Tratamento prioritário das cargas e consequente redução de custos associados à armazenagem;
  • Comprometimento recíproco da oferta de benefícios comparáveis;
  • Previsibilidade das transações;
  • Melhora a competitividade das empresas OEA no comércio internacional.

Customs-Trade Partnership Against Terrorism,  é um programa voluntário para empresas privadas em relação ao terrorismo de segurança da cadeia de suprimentos liderado pela CBP, que tem como objetivo o intercâmbio de informações, aumentar a segurança através de um processo documentado que avalia possíveis riscos na cadeia de suplementos. As empresas registradas “ganham créditos”, sendo confiabilidade, redução das inspeções e prioridades.

Já o Operador Econômico Autorizado, caracteriza uma empresa que trabalha diretamente no comércio exterior, existem critérios para certificação e as empresas ganham um grau de confiabilidade e segurança, e benefícios exclusivos. Sem dúvida esse acordo irá estreitar ainda mais os laços entre nosso país e os EUA. O Brasil vem cada vez mais se destacando e ganhando força no comércio exterior, as empresas devem aproveitar essa oportunidade para o acelerar seu crescimento econômico. 

 

Dados

 

Segundo a Receita Federal, desde que foi implementado, em 2015, o Programa Brasileiro de OEA tem crescido de forma substancial. Atualmente, aproximadamente 500 empresas estão certificadas no Programa e representam mais de 27% de todas as declarações de importação e exportação registradas no Brasil. Nos últimos três anos, em média, 17% das exportações brasileiras para os EUA foram realizadas por empresas certificadas no Programa Brasileiro de OEA.

E segundo o Ministério da Economia, os Estados Unidos – destino de mais de 14% das exportações do país – são o segundo maior parceiro comercial brasileiro, representando mais de US $70,5 bilhões do valor transacionado em 2021. Nos últimos três anos, empresas que fazem parte do Programa OEA já foram responsáveis por 17% dessas exportações para os Estados Unidos e a assinatura deste acordo deve gerar aumento pela procura da certificação OEA-Segurança entre as empresas brasileiras.

Aproveite e confira também nosso texto sobre como “A IMPORTÂNCIA DOS ACORDOS COMERCIAIS NO COMÉRCIO EXTERIOR” 

Então não perca tempo, entre em contato com um de nossos especialistas da Marco Polo Multimodal através deste link, para dar um início às suas importações e exportações. Se preferir, entre em contato conosco pelo endereço de e-mail comercial@marcopolomultimodal.com.br ou nos chame no WhatsApp no número (48) 9 9983-0474.

 

Ficaremos contentes em te ajudar!😉