Cotações de frete aéreo internacionais

O transporte aéreo internacional desempenha um papel fundamental na logística de exportação e importação de mercadorias. É uma opção frequentemente escolhida quando há necessidade de agilidade no transporte, especialmente para produtos de alto valor, cargas de pequenas dimensões/pesos ou itens perecíveis.
Neste artigo, vamos explorar em detalhes como entender as cotações de transporte aéreo internacional e as diferentes taxas e sobretaxas envolvidas nesse processo.
Se vamos falar sobre o transporte aéreo internacional, não podemos deixar de falar um pouquinho sobre a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), que é a
associação comercial das companhias aéreas no mundo, representando cerca de 300 companhias aéreas ou 83% do tráfego aéreo total.
O objetivo da IATA é conhecer, estudar e procurar dar solução aos problemas técnicos, administrativos, econômicos ou políticos surgidos com o desenvolvimento do transporte aéreo.
Quando optar pelo transporte aéreo?
O transporte aéreo é normalmente utilizado quando há urgência no transporte de mercadorias, quando a mercadorias possuem alto valor agregado e quando as mercadorias possuem pouco peso ou volume. Porém muitos exportadores e importadores se surpreendem quando solicitam uma cotação de frete aéreo e deparam com custos menores de transporte em comparação ao transporte rodoviário internacional ou até mesmo ao marítimo.
Muitos fatores podem influenciar no custo final do frete, não importando o modal utilizado, desta forma solicitar a cotação do frete de mais de um modal para comparar os custos é ideal para o exportador ou importador terem certeza que estão transportando sua carga no modal com o custo mais competitivo.
Desta forma podemos afirmar que a escolha pelo transporte aéreo internacional pode ser a melhor escolha devido aos seguintes pontos:
1. Menor tempo de transito – A rapidez no transporte;
2. Na segurança da carga – O transporte aéreo internacional e regulamentando e
coordenando para ter eficiência e segurança em todos os seus seguimentos por entidades
como IATA, ICAO, ANAC, INFRAERO entre outras entidades e órgãos de governo;
3. Cobertura global – Possibilidade de exportar ou importar para todos os países do mundo;
4. Possibilidade de ter um custo menor que os outros modais de transporte conforme rota
percorrida, dimensões e peso da carga e tipo da carga que será transportada.
E quais são os tipos de transporte aéreo de cargas?
Existem basicamente dois tipos de serviço de transporte aéreo de cargas: o serviço de
passageiros e o serviço de cargueiros.
A diferença principal entre eles é a dimensão e peso máximo por volume permitido para o transporte das cargas, sendo que os voos cargueiros normalmente possuem condições de aceitar cargas com dimensões e pesos maiores.
Outro detalhe no serviço de passageiros é a restrição ou proibição de alguns tipos de cargas em seus bagageiros por serem classificadas como perigosas, em muitos casos o transporte de cargas
perigosas é feito somente em voos cargueiros.
Agora que você já sabe quem regulamenta e os tipos de serviços, vamos falar sobre um dos itens mais importantes em uma cotação de frete, as informações que devem ser fornecidas ao transportador internacional…então vamos lá, E quais são as informações necessárias para a solicitação de uma cotação de frete?
Veja abaixo algumas informações que o transportador poderá solicitar:
Qual é o Incoterm?
Qual é o endereço de coleta?
Qual é o aeroporto de embarque?
Qual é o endereço de entrega?
Qual é o aeroporto de desembarque?
Qual é a mercadoria que será transporta?
Qual é o peso das mercadorias?
Quais são as dimensões das mercadorias?
Qual é o valor das mercadorias?
Dependendo do tipo da mercadoria que será transportada, o transportador internacional poderá solicitar também os seguintes itens:
Documentos de embarque como Invoice e Packing List;
MSDS (Material Safety Data Sheet) ou o FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de
Produto Químico);
Fotos da carga embalada ou outros documentos que facilitem a interpretação da carga que
será transportada.
Depois que você deixou o transportador internacional informado com todos os dados de sua carga ele poderá lhe enviar a proposta de frete, veja abaixo os itens que poderão ser mencionados em uma proposta de frete aéreo internacional.
Note que as cotações de transporte aéreo internacional são relativamente simples se comparadas às cotações de transporte marítimo, porque normalmente existem uma quantidade menor de envolvidos no processo de transportes e consequentemente a quantia de serviços e taxas serão menores.
E quais são as taxas e sobretaxas de um frete aéreo internacional?
Coleta ou Entrega
A coleta ou entrega da mercadoria em um local designado pelo cliente é cotada
normalmente com base no peso taxado. O cálculo é realizado considerando o próprio
fator de cubagem do transporte terrestre que normalmente é considerado 1 metro cúbico é
igual a 300 kg.
Despacho Aduaneiro
O despacho aduaneiro pode ser cobrado de diferentes maneiras, dependendo da
complexidade do embarque, como por Fatura Comercial, por processo de despacho
aduaneiro ou por AWB. Essa taxa varia de acordo com o tipo de mercadoria, se é uma
exportação ou importação, quantidade de NCMs, entre outros fatores.
Armazenagem nos aeroportos
A armazenagem nos aeroportos pode ser cobrada dependendo na necessidade operacional
da carga, normalmente a tarifa é cobrada pelo peso bruto da carga.
Cargas especiais como cargas perigosas, cargas perecíveis, cargas de animais vivos,
cargas de restos humanos ou outro tipo de carga, podem ter um adicional na tarifa de
armazenagem ou movimentação, conforme a política de cobrança do terminal de cargas
aéreas.
Frete aéreo
O frete aéreo base, ele é o custo do transporte considerado do aeroporto de origem ao
aeroporto de destino. Ele é cobrado no peso taxado, conforme o cálculo do fator de
cubagem do frete aéreo.
Fuel (Combustível) ou FSC (Fuel Surcharge)
Essa sobretaxa é aplicada para corrigir as flutuações no preço do combustível. É uma
sobretaxa adicional ao frete aéreo. O Fuel ou FSC é cobrado no peso taxado, conforme o
cálculo do fator de cubagem do frete aéreo.
CHC (Cargo Handling Charge) ou GTC (Ground Terminal Charges)
Essa taxa é cobrada pelo serviço de handling no avião ou nos terminais, ou seja, pelo
manuseio da carga dentro do avião ou nos terminais de cargas (TECA). A taxa CHC ou
GTC poderá ser cobrado no peso taxado ou peso bruto da carga transportada.
AWB (Air Waybill).
O AWB é o custo da documentação e emissão do Conhecimento de Embarque Aéreo.
Essa taxa é aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.
X-ray – Essa taxa é cobrada pela inspeção obrigatória da mercadoria por raios-X, visando a
segurança. O valor é calculado por volume, seja uma caixa ou palete.
HUM – Restos humanos
Taxa aplicada a embarques de restos humanos (Skiff/ Coffins e Ashes). Essa taxa é
aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.
KAC (CARGA OVERSIZE)
Taxa aplicada por cada metro que exceder a dimensão padrão.
AVI ou LEC ou LVC (Animais Vivos)
Taxa aplicada para transporte de animal vivo. Esta taxa pode ser aplica por documento,
ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do frete base,
conforme o peso taxado.
PER
Taxa aplicada para transporte de carga perecível. Esta taxa pode ser aplica por
documento, ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do
frete base, conforme o peso taxado.
Cool Care
Taxa aplicada para transporte de cosmeticos. Esta taxa pode ser aplica por documento, ou
seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do frete base
conforme, o peso taxado.
Pharma
Taxa aplicada para transporte de cargas da indústria farmacêutica. Esta taxa pode ser
aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional
no custo do frete base, conforme o peso taxado.
VAL ou VUR
Taxa aplicada para transporte de alto valor agregado. Esta taxa pode ser aplica por
documento, ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do
frete base, conforme o peso taxado.
CCC ou CGC
Taxa aplicada para envio de informações à alfândega Europeia ou Americana. Esta taxa
pode ser aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.
DVC
Taxa aplicada devido a possibilidade de inspeção sanitária ou veterinária. Esta taxa pode
ser aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.
MZC
Taxa aplicada para aplicada devido ao Ad Valorem ou seguro do transporte rodoviário nos trechos terrestres do transporte, normalmente cobrado por porcentagem sobre o valor da carga transportada.
CCA
Taxa aplicada para aplicada correções de conhecimento aéreo. Esta taxa pode ser aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.
RAC, RBC ou DGR fee
Taxa aplicada para transporte de mercadorias perigosas. Esta taxa pode ser aplica por
documento, ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do
frete base, conforme o peso taxado.
Carga Perigosa no transporte aéreo internacional.
Da mesma forma que nas cotações de transporte marítimo, o transporte aéreo internacional de cargas perigosas normalmente possui taxas especiais para o transporte deste tipo de carga.
Normalmente a taxa de carga perigosa no transporte aéreo internacional é cobrada pela quantidade de cargas perigosas (UN), transportadas naquele processo de exportação ou
importação ou seja em cada carga perigosa classificada com o número da UN (Nações Unidas), terá a cobrança de sua respectiva taxa. Normalmente a taxa é identificada com a sigla DGR Fee, RAC Fee ou RBC Fee. Poderá também haver o acréscimo sobre o frete aéreo base, devido à natureza especializada deste tipo de carga.
E como definimos os artigos perigosos no transporte aéreo?
Cargas perigosas ou artigos perigosos, também conhecidos pela sigla DG – Dangerous Goods – são os que podem representar um risco para a saúde e segurança dos passageiros e/ou tripulação,
assim como os que podem danificar o avião. Estes produtos restritos são regulamentados pela IATA.
Atualmente, existem mais de 3.000 categorias de produtos perigosos, cuja origem pode ser química, radiológica ou explosiva. Esses produtos podem afetar a saúde, o ambiente ou a
segurança pública. Logo, produtos com essas características precisam ser devidamente identificados, tanto nas suas embalagens, como também no veículo que os transporta. Para o transporte aéreo, a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) divide os produtos perigosos em 9 classes, sendo:
Veja mais informações sobre transporte aéreo de cargas perigosas no vídeo divulgado pela IATA https://youtu.be/Yrl6QfoO16Q?si=UWoQGClXNWnY3Wjl
Importante:
Além das taxas e sobretaxas mencionadas acima, é importante considerar os gastos locais na origem e no destino no momento da solicitação de uma cotação de transporte aéreo
internacional.
Muitas outras taxas e siglas são utilizadas no comércio exterior, se você tiver dúvidas, fique a vontade para entrar em contato com nossa equipe e esclarecer suas dúvidas.
E como é o calculado o custo do transporte aéreo?
A base de cálculo do frete aéreo é obtida por meio do peso bruto ou do volume da carga (Cubagem), sendo considerado aquele que proporcionar o maior lucro ao transportador internacional.
Para saber se devemos considerar o peso bruto ou o volume (Cubagem), a IATA estabeleceu um fator de cubagem que e utilizado por todos os transportadores de carga aérea.
Mas, o que é Cubagem e o fator de Cubagem?
1. A cubagem é a relação existente entre o volume e o peso bruto da carga, que é mensurado através de um cálculo matemático onde se verificará o quanto a carga vai corresponder em peso em função do volume que ela ocupa no veículo de transporte.
A função da cubagem no transporte é evitar que se ocupe todo o espaço físico do veículo sem utilizar toda a sua capacidade em peso ou vice-versa. Desta forma, o conceito de cubagem está ligado à capacidade de se preencher o espaço de um veículo utilizando-se todo o seu volume disponível para carga e capacidade de peso ou tonelagem.
Para calcular a cubagem em transporte aéreo, o procedimento é similar à como é calculado em outros meios de transporte. As dimensões de altura, largura e comprimento a carga devem ser multiplicadas para se obter o seu volume. Este será associado ainda a um fator de cubagem.
2. Já o fator de cubagem é o coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais
adequada e comercialmente justa à cubagem de aeronaves, conforme recomendado pela
IATA.
O fator de cubagem é padronizado e muda de acordo com a estrutura operacional de cada modal de transporte.
Por isso é diferente para cada um deles, como podemos ver abaixo:
modal rodoviário – 1 metro cúbico é igual a 300 kg
modal marítimo – 1 metro cúbico é igual a 1.000 kg
modal aéreo – 1 metro cúbico é igual a 166,667 kg
Os fatores considerados para o cálculo de cobrança de frete aéreo são:
Peso Bruto: peso da carga + embalagem (Peso real da carga mais o peso da embalagem)
Peso Cubado: Volume, peso e espaço (Relação entre o volume, peso da carga e o espaço que ele irá ocupar dentro da aeronave)
Peso Taxado: será considerado o que for maior entre o peso bruto e o peso cubado.
Observação: O maior deles será usado como base de cálculo pelas companhias aéreas.
Conforme falamos acima, o fator de cubagem utilizado para o cálculo do frete aéreo é
determinado pela IATA.
A IATA determina que para cada 1 quilo considera-se 6.000 cm³ ou 1 tonelada 6 m³.
Vejamos exemplos abaixo, note que podemos utilizar duas maneiras de realizarmos
os cálculos que darão o mesmo resultado:
1º exemplo Fator de cubagem (dividido por 6000 cm³)
Peso Bruto: 80Kg
Quantia de volumes: 80 volumes
Dimensões das caixas: Altura 0,1 m x Largura 0,10 m x comprimento 0,1 m
Peso Cubado: 13,333Kg
Um embarque com 80 caixas de 0,1 m x 0,1 m x 0,1 m, cada uma com 1 kg, o cálculo da
cubagem ficará:
Peso Cubado = Quantidade de caixas x [Altura (CM) X Largura (CM) X Comprimento (CM)] /
6.000
Peso Cubado = 80 x 10 x 10 x 10/ 6000 = 13,333 kg
Resultado = Carga tem peso bruto de 80 kg, na cubagem aérea seria equivalente a 13,333kg de carga.
Peso Taxado: 80Kg que será usado como base de cálculo do frete aéreo.
2º exemplo: Fator de cubagem (multiplicado por 166,667 kg)
Peso Bruto: 80Kg
Quantia de volumes:80 volumes
Dimensões das caixas: Altura 0,1 m x Largura 0,10 m x comprimento 0,1 m
Peso Cubado: 13,333Kg
Um embarque com com 80 caixas de 0,1 m x 0,1 m x 0,1 m, cada uma com 1 kg, o cálculo da cubagem ficará:
Peso Cubado = Quantidade de caixas x [Altura (CM) X Largura (CM) X Comprimento (CM)] x 166,667
Peso Cubado = 80 x 10 x 10 x 10 x 166,667 = 13,333 kg
Resultado = Carga tem peso bruto de 80 kg, na cubagem aérea seria equivalente a 13,333 kg de carga.
Peso Taxado: 80Kg que será usado como base de cálculo do frete aéreo
Que bom que vocês nos acompanharam até aqui. Vimos até agora, quando devemos optar pelo transporte aéreo, quais são tipos de transporte aéreo disponíveis, quais as informações que o transportador internacional necessita para lhe enviar uma proposta de frete, quais são as taxas e sobretaxas do transporte aéreo, como é definido um carga perigosa no modal aéreo e como funciona o cálculo do frete aéreo.
Agora vamos para a última parte de nosso texto é iremos falar sobre a configuração das tarifas no modal aéreo.
As tarifas, baseadas em rotas, tráfegos e custos, são estabelecidas no âmbito da IATA pelas empresas aéreas, para serem cobradas uniformemente, conforme as classificações seguintes:
Tarifa mínima: É um valor mínimo que será cobrado pelo transporte da carga, cujo valor de frete após ser calculado pelas demais tabelas não alcancem o frete mínimo estabelecido.
Essa tabela é estipulada pela empresa aérea e não pela IATA.
Normal: aplicada aos transportes aéreo de até 45 kg;
Tarifa Geral: Aplicada na maioria das cargas, possui uma divisão em cinco faixas de peso, onde quanto maior for o peso menor será o frete. As faixas são divididas em até 45 kg, 100 kg, 300 kg, 500 kg e acima de 500 kg. Algumas empresas possuem uma faixa de até 1.000 quilos.
Tarifa classificada (class rates): Percentual adicionado ou deduzido da tarifa geral, conforme o caso, quando do transporte de mercadorias específicas (produtos perigosos, restos mortais e urnas, animais vivos, jornais e periódicos e cargas de valor, assim consideradas aquelas acima de US$ 1000/kg), apurados no aeroporto de embarque da mercadoria;
Tarifas específicas de carga (specific commodity rates): São tarifas reduzidas aplicáveis a
determinadas mercadorias, entre dois pontos determinados (transporte regular). Possuem peso
mínimo;
Importante – Lembramos que os Incoterms, determinam a responsabilidade de cada envolvido no processo, desta forma o exportador ou importador devem entender o incoterm utilizado para evitar erros na interpretação dos custos da cotação e assim gerar prejuízos ou problemas na operação de exportação ou importação que será realizada.
O transporte aéreo internacional é crucial na logística de exportação e importação de mercadorias. Escolhido por sua rapidez, é ideal para produtos de alto valor, cargas pequenas ou perecíveis. Este artigo detalha como compreender cotações de transporte aéreo e as diversas taxas e sobretaxas envolvidas.
A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), que representa cerca de 300 companhias aéreas, é fundamental no setor, focando em problemas técnicos, administrativos, econômicos ou políticos do transporte aéreo.
O transporte aéreo é preferido para mercadorias urgentes, de alto valor, ou de baixo peso/volume. Surpreendentemente, pode ser mais econômico que o transporte rodoviário ou marítimo internacional. A escolha do transporte aéreo se baseia em menor tempo de trânsito, segurança da carga, cobertura global, e possibilidade de custo menor.
Há dois tipos de serviços de transporte aéreo de cargas: passageiros e cargueiros, diferindo principalmente na dimensão e peso máximo permitido. Cargas perigosas geralmente são transportadas apenas em voos cargueiros.
Para solicitar uma cotação de frete, informações necessárias incluem: Incoterm, endereços de coleta e entrega, aeroportos de embarque e desembarque, natureza da mercadoria, peso, dimensões, valor, e documentos adicionais para cargas especiais.
As cotações de transporte aéreo internacional tendem a ser mais simples que as marítimas, com menos envolvidos e, consequentemente, menos taxas e serviços.
Taxas e sobretaxas de frete aéreo incluem coleta ou entrega, despacho aduaneiro, armazenagem nos aeroportos, frete aéreo base, sobretaxas de combustível, taxas de manuseio, AWB, X-ray, entre outras específicas para cargas como restos humanos, cargas de alto valor, informações à alfândega, inspeção sanitária/veterinária, e mercadorias perigosas.
Cargas perigosas no transporte aéreo têm taxas especiais e são estritamente reguladas pela IATA.
O cálculo do frete aéreo é baseado no peso bruto ou no volume da carga, usando o fator de cubagem da IATA para determinar o valor mais lucrativo para o transportador.
Por fim, o artigo aborda as configurações das tarifas no transporte aéreo, incluindo tarifa mínima, normal, geral, classificada, e específica de carga, destacando a importância de entender os Incoterms para evitar erros na interpretação de custos e problemas nas operações de exportação/importação.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender melhor as cotações de transporte aéreo internacional. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Fique atento aos próximos artigos desta série, que abordarão outros aspectos importantes relacionados ao transporte internacional.