Fazer cotação
Frete 05/12/2023

Cotações de frete aéreo internacional para Rússia, como fazer? ‍

Postado por: Alex Heleodoro

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exportações para a Rússia estão enfrentando desafios sem precedentes. O impacto das
restrições tem sido sentido em toda a cadeia logística e as empresas exportadoras
precisam encontrar soluções inovadoras para manter seus clientes abastecidos com seus
produtos e aproveitar a oportunidade de aumentar suas vendas para um mercado com alto
volume de compras.

, também falaremos
quando o exportador ou importador podem optar pelo transporte aéreo, quais são os tipos
de transporte aéreo de cargas, quais são as taxas e sobretaxas de um frete aéreo, o que é
uma carga perigosa no transporte aéreo e como é calculado o custo do transporte aéreo.

Os desafios atuais das exportações aéreas para a Rússia

A tensão geopolítica atual gerou uma série de desafios regulatórios e operacionais,
impactando significativamente nas exportações aéreas para a Rússia. Empresas de todo o
mundo estão buscando maneiras de se ajustar a essa nova realidade e garantir que suas
cargas aéreas cheguem em território russo de forma eficiente. Exportar neste momento
complexo do comércio exterior e comércio internacional e ter uma compreensão
aprofundada das regulamentações e embargos que estão em constantes mudanças é
fundamental para a realização dos embarques aéreos.

Pensando neste contexto, podemos afirmar que atualmente a Marco Polo Multimodal em
conjunto com seus parceiros em território russo e nos países que possuem fronteira com a
Rússia possuem um leque de opções de serviços multimodal onde conseguimos realizar
entregas em praticamente todas as regiões da Rússia.Porém, mesmo buscando várias
opções de voos e serviços com companhias aéreas parceiras, podemos afirmar que muitas
cargas precisam receber o processo de autorização de embarque pelas companhias aéreas
para realizarmos a reserva de espaço e procedermos com o embarque com segurança. Da
mesma forma que temos mercadorias que precisam de autorização de embarque, temos
mercadorias que já estão sendo embarcadas com muita frequência por nossa equipe que
realiza a gestão das coletas em todo o Brasil e entregas nas mais variadas regiões da
Rússia.

 

Veja abaixo uma pequena lista mercadorias que estamos embarcando via aérea
para o território russo:

1. Produtos Farmacêuticos – Medicamentos e Vacinas;
2. Equipamentos médicos, equipamento odontológicos, peças de reposição e
suprimentos – lentes de contato, óculos e acessórios;
3. Restos humanos;

4. Alimentos, incluindo – farinha, peixe, aves, chocolates, bebidas, óleo de cozinha,
para uso humano consumo;
5. Ração para animais domésticos – Pet Food;
6. Roupas e produtos de higiene pessoal;
7. Utensílios Domésticos e Eletrodomésticos – Máquinas de Lavar, Freezers,
Geladeiras, Panelas, Frigideiras entre outros utensílios domésticos;
8. Instrumentos musicais;
9. Correio diplomático;
10. Documentos (não devem incluir moeda, cheques, ordens de pagamento ou dados
técnicos, como plantas);
11. Gelo seco e nitrogênio líquido refrigerado (dry shipper), quando usados como
refrigerante para uso médico ou carga perecível incluída na lista de mercadorias
aprovadas acima.

Mesmo como a colaboração estreita com nossos parceiros e as companhias aéreas,
algumas mercadorias são proibidas de serem embarcadas, listamos algumas que
possuem embargo por praticamente todas as companhias aéreas:

1. Armas de fogo;
2. Cargas perigosas.

De qualquer forma, mesmo com a autorização ou não dos embarques das mercadorias
acima, sempre estamos buscando soluções logísticas para o transporte internacional das
cargas de nossos clientes.
Desta forma, podemos afirmar que em todas as cotações que são enviadas a nossa
empresa, não deixaremos de consultar as companhias aéreas e nossos parceiros para a
busca de uma solução logística e assim conseguirmos proceder com o transporte
internacional com segurança, rapidez e profissionalismo.

Agradecemos se você nos acompanhou até aqui, iremos nos aprofundar mais neste
assunto tão extenso e técnico que é o transporte aéreo nas próximas páginas deste artigo.
Esperamos que as informações abaixo lhe ajudem a entender um pouco mais sobre este
modal tão importante para o comércio exterior que é o transporte aéreo.

‍ O transporte aéreo internacional desempenha um papel fundamental na logística de
exportação e importação de mercadorias. É uma opção frequentemente escolhida quando
há necessidade de agilidade no transporte, especialmente para produtos de alto valor,
cargas de pequenas dimensões/pesos ou itens perecíveis. Neste artigo, vamos explorar em
detalhes como entender as cotações de transporte aéreo internacional e as diferentes taxas
e sobretaxas envolvidas nesse processo.

Se vamos falar sobre o transporte aéreo internacional, não podemos deixar de falar um
pouquinho sobre a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), que é a
associação comercial das companhias aéreas no mundo, representando cerca de 300
companhias aéreas ou 83% do tráfego aéreo total.
O objetivo da IATA é conhecer, estudar e procurar dar solução aos problemas técnicos,
administrativos, econômicos ou políticos surgidos com o desenvolvimento do transporte
aéreo.

Quando optar pelo transporte aéreo?

O transporte aéreo é normalmente utilizado quando há urgência no transporte de mercadorias,
quando a mercadorias possuem alto valor agregado e quando as mercadorias possuem pouco peso
ou volume. Porém muitos exportadores e importadores se surpreendem quando solicitam uma
cotação de frete aéreo e deparam com custos menores de transporte em comparação ao transporte
rodoviário internacional ou até mesmo ao marítimo. Muitos fatores podem influenciar no custo
final do frete não importando o modal utilizado, desta forma solicitar a cotação do frete de mais
de um modal para comparar os custos e ideal para o exportador ou importador terem certeza que
estão transportando sua carga no modal com o custo mais competitivo.

Desta forma podemos afirmar que a escolha pelo transporte aéreo internacional pode ser a melhor
escolha devido aos seguintes pontos:

1. Menor tempo de transito – A rapidez no transporte;
2. Na segurança da carga – O transporte aéreo internacional e regulamentando e
coordenando para ter eficiência e segurança em todos os seus seguimentos por entidades
como IATA, ICAO, ANAC, INFRAERO entre outras entidades e órgãos de governo;
3. Cobertura global – Possibilidade de exportar ou importar para todos os países do mundo;
4. Possibilidade de ter um custo menor que os outros modais de transporte conforme rota
percorrida, dimensões e peso da carga e tipo da carga que será transportada.
E quais são os tipos de transporte aéreo de cargas?
Existem basicamente dois tipos de serviço de transporte aéreo de cargas: o serviço de
passageiros e o serviço de cargueiros.
A diferença principal entre eles é a dimensão e peso máximo por volume permitido para o
transporte das cargas, sendo que os voos cargueiros normalmente possuem condições de aceitar
cargas com dimensões e pesos maiores.
Outro detalhe no serviço de passageiros é a restrição ou proibição de alguns tipos de cargas em
seus bagageiros por serem classificadas como perigosas, em muitos casos o transporte de cargas
perigosas é feito somente em voos cargueiros.
Agora que você já sabe quem regulamenta e os tipos de serviços, vamos falar sobre um dos itens
mais importantes em uma cotação de frete, as informações que devem ser fornecidas ao
transportador internacional…então vamos lá,
E quais são as informações necessárias para a solicitação de uma cotação de frete?

Veja abaixo algumas informações que o transportador poderá solicitar:

Qual é o Incoterm?
Qual é o endereço de coleta?
Qual é o aeroporto de embarque?
Qual é o endereço de entrega?
Qual é o aeroporto de desembarque?
Qual é a mercadoria que será transporta?
Qual é o peso das mercadorias?
Quais são as dimensões das mercadorias?
Qual é o valor das mercadorias?

Dependendo do tipo da mercadoria que será transportada, o transportador internacional poderá
solicitar também os seguintes itens:
Documentos de embarque como Invoice e Packing List;
MSDS (Material Safety Data Sheet) ou o FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de
Produto Químico);
Fotos da carga embalada ou outros documentos que facilitem a interpretação da carga que
será transportada.

Depois que você deixou o transportador internacional informado com todos os dados de sua carga
ele poderá lhe enviar a proposta de frete, veja abaixo os itens que poderão ser mencionados em
uma proposta de frete aéreo internacional.
Note que as cotações de transporte aéreo internacional são relativamente simples se comparadas
às cotações de transporte marítimo, porque normalmente existem uma quantidade menor de
envolvidos no processo de transportes e consequentemente a quantia de serviços e taxas serão
menores.

E quais são as taxas e sobretaxas de um frete aéreo internacional?

Coleta ou Entrega
A coleta ou entrega da mercadoria em um local designado pelo cliente é cotada
normalmente com base no peso taxado. O cálculo é realizado considerando o próprio
fator de cubagem do transporte terrestre que normalmente é considerado 1 metro cúbico é
igual a 300 kg.

Despacho Aduaneiro
O despacho aduaneiro pode ser cobrado de diferentes maneiras, dependendo da
complexidade do embarque, como por Fatura Comercial, por processo de despacho
aduaneiro ou por AWB. Essa taxa varia de acordo com o tipo de mercadoria, se é uma
exportação ou importação, quantidade de NCMs, entre outros fatores.
Armazenagem nos aeroportos

A armazenagem nos aeroportos pode ser cobrada dependendo na necessidade operacional
da carga, normalmente a tarifa é cobrada pelo peso bruto da carga.

Cargas especiais como cargas perigosas, cargas perecíveis, cargas de animais vivos,
cargas de restos humanos ou outro tipo de carga, podem ter um adicional na tarifa de
armazenagem ou movimentação, conforme a política de cobrança do terminal de cargas
aéreas.

Frete aéreo
O frete aéreo base, ele é o custo do transporte considerado do aeroporto de origem ao
aeroporto de destino. Ele é cobrado no peso taxado, conforme o cálculo do fator de
cubagem do frete aéreo.

 

Fuel (Combustível) ou FSC (Fuel Surcharge)

Essa sobretaxa é aplicada para corrigir as flutuações no preço do combustível. É uma
sobretaxa adicional ao frete aéreo. O Fuel ou FSC é cobrado no peso taxado, conforme o
cálculo do fator de cubagem do frete aéreo.

CHC (Cargo Handling Charge) ou GTC (Ground Terminal Charges)

Essa taxa é cobrada pelo serviço de handling no avião ou nos terminais, ou seja, pelo
manuseio da carga dentro do avião ou nos terminais de cargas (TECA). A taxa CHC ou
GTC poderá ser cobrado no peso taxado ou peso bruto da carga transportada.
AWB (Air Waybill)

O AWB é o custo da documentação e emissão do Conhecimento de Embarque Aéreo.
Essa taxa é aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.

X-ray

Essa taxa é cobrada pela inspeção obrigatória da mercadoria por raios-X, visando a
segurança. O valor é calculado por volume, seja uma caixa ou palete.

HUM – Restos humanos

Taxa aplicada embarques de restos humanos (Skiff/ Coffins e Ashes). Essa taxa é
aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.

KAC (CARGA OVERSIZE)

Taxa aplicada por cada metro que exceder a dimensão padrão;
AVI ou LEC ou LVC (Animais Vivos)
Taxa aplicada para transporte de animal vivo. Esta taxa pode ser aplica por documento,
ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do frete base,
conforme o peso taxado.

PER

Taxa aplicada para transporte de carga perecível. Esta taxa pode ser aplica por
documento, ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do
frete base, conforme o peso taxado.
Cool Care
Taxa aplicada para transporte de cosmeticos. Esta taxa pode ser aplica por documento, ouseja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do frete base
conforme, o peso taxado.
Pharma
Taxa aplicada para transporte de cargas da industria farmacêutica. Esta taxa pode ser
aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional
no custo do frete base, conforme o peso taxado.

VAL ou VUR

Taxa aplicada para transporte de alto valor agregado. Esta taxa pode ser aplica por
documento, ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do
frete base, conforme o peso taxado.

CCC ou CGC

Taxa aplicada para envio de informações a alfandega Europeia ou Americana. Esta taxa
pode ser aplica por documento, ou seja, por AWB emitido.

DVC

Taxa aplicada devido a possibilidade de inspeção sanitária ou veterinária. Esta taxa pode
ser aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.

MZC

Taxa aplicada para aplicada devido ao Ad Valorem ou seguro do transporte rodoviario
nos trechos terrestres do transporte, normalmente cobrado por porcentagem sobre o valor
da carga transportada.

CCA

Taxa aplicada para aplicada correções de conhecimento aéreo. Esta taxa pode ser
aplicada por documento, ou seja, por AWB emitido.
RAC, RBC ou DGR fee
Taxa aplicada para transporte de mercadorias perigosas. Esta taxa pode ser aplica por
documento, ou seja, por AWB emitido, mas também poderá ter um adicional no custo do
frete base, conforme o peso taxado.

Carga Perigosa no transporte aéreo internacional

Da mesma forma que nas cotações de transporte marítimo, o transporte aéreo internacional de
cargas perigosas normalmente possui taxas especiais para o transporte deste tipo de carga.
Normalmente a taxa de carga perigosa no transporte aéreo internacional é cobrada pela
quantidade de cargas perigosas (UN), transportadas naquele processo de exportação ou
importação ou seja em cada carga perigosa classificada com o número da UN (Nações Unidas),
terá a cobrança de sua respectiva taxa. Normalmente a taxa é identificada com a sigla DGR Fee,
RAC Fee ou RBC Fee. Poderá também haver o acréscimo sobre o frete aéreo base, devido à
natureza especializada deste tipo de carga.

E como definimos os artigos perigosos no transporte aéreo?

Cargas perigosas ou artigos perigosos, também conhecidos pela sigla DG – Dangerous Goods –
são os que podem representar um risco para a saúde e segurança dos passageiros e/ou tripulação,
assim como os que podem danificar o avião. Estes produtos restritos são regulamentados pela
IATA.

Atualmente, existem mais de 3.000 categorias de produtos perigosos, cuja origem pode ser
química, radiológica ou explosiva. Esses produtos podem afetar a saúde, o ambiente ou a
segurança pública. Logo, produtos com essas características precisam ser devidamente
identificados, tanto nas suas embalagens, como também no veículo que os transporta. Para o
transporte aéreo, a IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) divide os produtos
perigosos em 9 classes, sendo:

Veja mais informações sobre transporte aéreo de cargas perigosas no vídeo divulgado pela
IATA https://youtu.be/Yrl6QfoO16Q?si=UWoQGClXNWnY3Wjl

Importante:
Além das taxas e sobretaxas mencionadas acima, é importante considerar os gastos locais na
origem e no destino no momento da solicitação de uma cotação de transporte aéreo
internacional.
Muitas outras taxas e siglas são utilizadas no comércio exterior, se você tiver dúvidas,
fique a vontade para entrar em contato com nossa equipe e esclarecer suas dúvidas.

E como é o calculado o custo do transporte aéreo?
A base de cálculo do frete aéreo é obtida por meio do peso bruto ou do volume da carga
(Cubagem), sendo considerado aquele que proporcionar o maior lucro ao transportador
internacional.
Para saber se devemos considerar o peso bruto ou o volume (Cubagem), a IATA estabeleceu um
fator de cubagem que e utilizado por todos os transportadores de carga aérea.

 

Mas, o que é Cubagem e o fator de Cubagem?

1. A cubagem é a relação existente entre o volume e o peso bruto da carga, que é mensurado
através de um cálculo matemático onde se verificará o quanto a carga vai corresponder
em peso em função do volume que ela ocupar no veículo de transporte.
A função da cubagem no transporte é evitar que se ocupe todo o espaço físico do veículo
sem utilizar toda a sua capacidade em peso ou vice-versa. Desta forma, o conceito de
cubagem está ligado à capacidade de se preencher o espaço de um veículo utilizando-se
todo o seu volume disponível para carga e capacidade de peso ou tonelagem.
Para calcular a cubagem em transporte aéreo, o procedimento é similar à como é
calculado em outros meios de transporte.
As dimensões de altura, largura e comprimento a carga devem ser multiplicadas para se
obter o seu volume. Este será associado ainda a um fator de cubagem.
2. Já o fator de cubagem é o coeficiente resultante da relação entre peso e volume mais
adequada e comercialmente justa à cubagem de aeronaves, conforme recomendado pela
IATA.

O fator de cubagem é padronizado e muda de acordo com a estrutura operacional de cada modal
de transporte.
Por isso é diferente para cada um deles, como podemos ver abaixo:
modal rodoviário – 1 metro cúbico é igual a 300 kg
modal marítimo – 1 metro cúbico é igual a 1.000 kg
modal aéreo – 1 metro cúbico é igual a 166,667 kg

Os fatores considerados para o cálculo de cobrança de frete aéreo são:
Peso Bruto: peso da carga + embalagem (Peso real da carga mais o peso da embalagem)
Peso Cubado: Volume, peso e espaço (Relação entre o volume, peso da carga e o espaço que ele
irá ocupar dentro da aeronave)
Peso Taxado: será considerado o que for maior entre o peso bruto e o peso cubado.
Observação: O maior deles será usado como base de cálculo pelas companhias aéreas.
Conforme falamos acima, o fator de cubagem utilizado para o cálculo do frete aéreo é
determinado pela IATA.
A IATA determina que 1 metro cúbico (1m³) não deve ter mais de 166,667kgs. Ou que cada 1000
gramas devem ter, no máximo, 6000 cm³.

Vejamos exemplos abaixo, note que podemos utilizar duas maneiras de realizarmos
os cálculos que darão o mesmo resultado:

1º exemplo Fator de cubagem (dividido por 6000 cm³)
Peso bruto por caixa: 5Kg
Peso bruto total: 125Kg
Quantia de volumes: 25 volumes
Dimensões das caixas: Altura 11 centímetros x Largura 19,8 centímetros x comprimento
31,5 centímetros
Cubagem total: 0,171m³
Peso Cubado: 28,58Kg
Um embarque com 25 caixas de Altura 11 cm x Largura 19,8 cm x comprimento 31,5
cm, cada uma com 5 kg, o cálculo da cubagem ficará:
Peso Cubado = Quantidade de caixas x [Altura (CM) X Largura (CM) X Comprimento
(CM)] / 6.000
Peso Cubado = 25 x 11 x 19,8 x 31,5 / 6000 = 28,58 kg
Resultado = Carga tem peso bruto de 125 kg, na cubagem aérea seria equivalente a 28,58
kg de carga.
Peso Taxado: 125Kg que será usado como base de cálculo do frete aéreo.

2º exemplo: Fator de cubagem (multiplicado por 166,667 kg)
Peso bruto por caixa: 5Kg
Peso bruto total: 125Kg
Quantia de volumes: 25 volumes
Dimensões das caixas: Altura 0,11 metros x Largura 0,19,8 metros x comprimento 0,31,5
metros
Cubagem total: 0,171m³
Peso Cubado: 28,58Kg

Um embarque com 25 caixas de Altura 0,11 m x Largura 0,19,8 m x comprimento 0,31,5
m, cada uma com 5 kg, o cálculo da cubagem ficará:
Peso Cubado = Quantidade de caixas x [Altura (M) X Largura (M) X Comprimento (M)]
x 166,67
Resultado = Carga tem peso bruto de 125 kg, na cubagem aérea seria equivalente a 28,58
kg de carga.
Peso Taxado: 125Kg que será usado como base de cálculo do frete aéreo.

Que bom que vocês nos acompanharam até aqui.

Vimos até agora, quando devemos optar pelo transporte aéreo, quais são tipos de transporte aéreo
disponíveis, quais as informações que o transportador internacional necessita para lhe enviar uma
proposta de frete, quais são as taxas e sobretaxas do transporte aéreo, como é definido uma carga
perigosa no modal aéreo e como funciona o cálculo do frete aéreo.

Agora vamos para a última parte de nosso texto é iremos falar sobre a configuração das tarifas no
modal aéreo.

 

As tarifas, baseadas em rotas, tráfegos e custos, são estabelecidas no âmbito da IATA pelas
empresas aéreas, para serem cobradas uniformemente, conforme as classificações seguintes:

Tarifa mínima: É um valor mínimo que será cobrado pelo transporte da carga, cujo valor de
frete após ser calculado pelas demais tabelas não alcancem o frete mínimo estabelecido. Essa
tabela é estipulada pela empresa aérea e não pela IATA.
Normal: aplicada aos transportes aéreo de até 45 kg;
Tarifa Geral: Aplicada na maioria das cargas, possui uma divisão em cinco faixas de peso, onde
quanto maior for o peso menor será o frete. As faixas são divididas em até 45 kg, 100 kg, 300 kg,
500 kg e acima de 500 kg. Algumas empresas possuem uma faixa de até 1.000 quilos.
Tarifa classificada (class rates): Percentual adicionado ou deduzido da tarifa geral, conforme o
caso, quando do transporte de mercadorias específicas (produtos perigosos, restos mortais e
urnas, animais vivos, jornais e periódicos e cargas de valor, assim consideradas aquelas acima de
US$ 1000/kg), apurados no aeroporto de embarque da mercadoria;
Tarifas específicas de carga (specific commodity rates): São tarifas reduzidas aplicáveis a
determinadas mercadorias, entre dois pontos determinados (transporte regular). Possuem peso
mínimo;

Importante – Lembramos que os Incoterms, determinam a responsabilidade de cada
envolvido no processo, desta forma o exportador ou importador devem entender o
incoterm utilizado para evitar erros na interpretação dos custos da cotação e assim
gerar prejuízos ou problemas na operação de exportação ou importação que será
realizada.

Para concluir este extenso e detalhado artigo sobre o transporte aéreo internacional, especialmente focado nas exportações para a Rússia, é fundamental reconhecer os desafios únicos impostos pelo atual cenário geopolítico. As restrições e embargos resultantes da guerra têm afetado profundamente as cadeias logísticas, exigindo das empresas exportadoras uma adaptação rápida e inovadora para superar esses obstáculos. A colaboração com parceiros locais e a busca por soluções multimodais se tornam essenciais para manter a fluidez no transporte de mercadorias variadas, desde produtos farmacêuticos a itens de consumo diário.

Este artigo destacou a importância de compreender as complexidades do transporte aéreo, incluindo os tipos de cargas permitidas e proibidas, as taxas e sobretaxas envolvidas, e a relevância dos Incoterms na determinação de responsabilidades e custos. Além disso, foi enfatizado o papel da IATA na regulação e padronização das práticas do transporte aéreo, garantindo um entendimento claro dos processos e tarifas envolvidos.

A habilidade de se adaptar a um ambiente em constante mudança, utilizando conhecimento detalhado sobre regulamentações, tarifas e práticas logísticas, é crucial para as empresas que desejam manter e expandir suas operações de exportação para a Rússia. Este artigo forneceu informações valiosas que podem ajudar as empresas a navegar com sucesso no complexo mundo do transporte aéreo internacional, abrindo caminhos para novas oportunidades de negócios mesmo em tempos de desafios sem precedentes.