Transporte marítimo internacional: Entenda tudo a respeito!

Acompanhe este artigo e descubra tudo que você precisa saber sobre o transporte marítimo internacional, seus modelos de navios e as cargas que neles são transportados
O transporte marítimo internacional é, nos tempos de hoje, o modal mais utilizado dentre todos os tipos de transporte no mundo, seja para exportação ou importação.
Neste artigo, vamos abordar todos os tipos de navios de carga que estão circulando pelo planeta e são responsáveis por transportar todos os tipos de carga. Confira!
Há categorias de transporte marítimo?
Sim! São duas as categorias que existem no que tange ao transporte marítimo. São elas:
Transporte costeiro ou também conhecido como cabotagem, que significa o transporte ocorrido dentro do país, entre os portos nacionais.
Internacional ou de longo curso, como o próprio nome diz, é o transporte entre portos internacionais, sendo percorrido distâncias extensas.
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Quais são os tipos de navios de cargas?
Os navios de cargas vem servindo diversas populações pelo mundo afora. Já tem mais de 10.000 anos que este tipo de modal vem transportando mercadorias de todas as espécies para o mundo inteiro.
Abaixo destacamos os principais tipos destes navios e para que serve cada um. Veja:
Graneleiro
Este tipo de navio é apropriado para levar cargas a granel, ou seja, soltas dentro do navio, como a soja, milho, arroz, trigo, açúcar, minério, carvão e fertilizante, por exemplo.
Fonte: folhadolitoral
Estas cargas são calculadas por peso (toneladas) e para abastecer os navios é necessário determinado tipo de maquinário, pois o preenchimento e esvaziamento são feitos por sugadores extremamente fortes ou outros equipamentos especiais.
Tanque
Criado para levar materiais líquidos, seja: químicos, óleo diesel, etanol, gasolina e óleos comestíveis, por exemplo. Estes navios também trabalham com toneladas. A variação do volume varia de 5.000 a 40.000 toneladas.
Curiosidade: Determinados navios, contam com equipamentos de resfriamento ou aquecimento, proporcionando a manutenção da qualidade da carga até seu destino.
Petroleiro
Criado especificamente para levar as cargas de petróleo e seus derivados. Parece bem com o navio tanque, mas com uma largura maior e a profundidade menor. Essas características dos petroleiros os torna capazes de navegar em locais com menor calado.
Neste tipo de navio é vedado o transporte de qualquer outro tipo de líquido que não pertença à classe citada acima. Existem Navios Petroleiros com a capacidade de transportar cargas acima de 400.000 toneladas. Estes super tanques podem ter até 400 metros de comprimento e mais largos que um campo de futebol.
O convés deste tipo de navio é forrado de canos interligados, que distribuem o óleo igualmente entre os diferentes tanques para garantir o equilíbrio do navio. O interior do petroleiro é formado por vários tanques, separados por placas vazadas, cuja função é evitar a formação de ondas no interior do navio que poderiam embarcá-lo.
Vale dizer que seu casco é composto por duas camadas, reduzindo os riscos de vazamento se houver um acidente. Por ser uma carga específica, e exige maquinários também específicos, são pequenos números de portos que podem receber este tipo de navio. Os superpetroleiros são normalmente carregados e descarregados de estações de bombeamento em terra, devido ao seu tamanho, poucos portos no mundo conseguem operá-los.
Gaseiro
Criados para levar gases liquefeitos (propileno, etileno, amoníaco, GNL, GLP, dentre outras). Sua caracterização é bem identificada devido às cúpulas acima do convés.
Fonte:seagirl.pt
Sua estrutura pode ser de 4 tipos de gaseiros: independentes, de membrana, integrais e semi membrana.
Ro-Ro
Ro-Ro é a sigla utilizada para definir os navios cargueiros Roll-on/Roll-off. Numa tradução livre, Roll-on/Roll-off significa Rolar para dentro/Rolar para fora.
Os navios do tipo Ro-Ro são normalmente utilizados para transportar veículos ou tudo que tem rodas. Porém, eles também são utilizados para movimentar cargas estáticas, com auxílio de equipamentos como os “Mafi Trailers”, espécies de plataformas com rodinhas que auxiliam na operação.
Estes navios também podem transportar cargas estáticas na modalidade chamada Break Bulk, porém as mesmas são carregadas e descarregadas do navio através de carretas e empilhadeiras.
Diferentemente do navio porta contêiner, o navio Ro-Ro é todo fechado. É como se fosse um grande estacionamento vertical com várias rampas internas que pode ter sua altura ajustada de acordo com o tipo de carga que está sendo transportada.
No caso dos navios Ro-Ro , as embarcações podem armazenar entre 2 mil a 4 mil veículos, podendo medir até 600 metros de comprimento e 100 metros de altura e 100 de largura. Os navios geralmente têm um custo alto e possuem rampas que dão acesso às cargas.
Carga Geral – Break Bulk
Também chamado de navio polivalente, break bulk ships, general cargo ships, multipurpose ships ou navios de carga geral (em português). Isto, pois transporta em seu interior um grande volume de mercadorias e de todos os tipos.
Eles podem ser single deckers ou tween deckers. Porém, vale ressaltar que o fato de serem navios próprios para carga geral não os impede também de carregar part cargo de granéis, como comumente ocorre com navios multipurpose.
As cargas no navio de Carga Geral ou Break bulk podem ser acondicionadas em sacos, caixas, tambores, barris, fardos, paletes etc. Ou, dependendo, podem ser unidades sem embalagens e sem atados/amarrados, como veículos, máquinas, equipamentos, tubos de grande diâmetro, estruturas metálicas, e diversas outras cargas que não requerem embalagem.
Estes navios têm aberturas retangulares no convés e escotilhas de carga, por onde a carga é embarcada para ser arrumada nos porões. A carga é içada ou arriada do cais para bordo ou vice-versa pelo guindaste ou paus de carga do navio, ou pelo existente no porto.
Porta-containers
Este é um dos tipos mais versáteis de navios. Isto porque utiliza os containers para o transporte das mercadorias. O container serve como se fosse uma caixa capaz de armazenar quase todos os tipos de mercadorias.
Os navios porta contêineres são navios muito semelhantes aos navios de carga geral. Existem escotilhas de carga que abrange praticamente toda a área do convés e possuem guias para encaixar os contêineres nos porões.
A capacidade dos navios porta contêineres é medida em TEU’s (twenty foot equivalent units) ou de uma forma mais comum em FEU’s (forty foot equivalent units).
1 TEU equivale a um contêiner de 20’SD ou 20 DRY ou 20 PÉS e normalmente possui a medida interna de 5.9 metros de comprimento, 2.35 metros de largura, 2.39 metros de altura, com capacidade média de 33 metros cúbicos e capacidade de transporte de carga bruta de 21 a 27,5 toneladas (Lembramos que se deve sempre respeitar as informações de peso máximo mencionados na porta do container).
Já 1 FEU equivale a um contêiner de 40’SD ou 40 DRY ou 40 PÉS e normalmente possui a medida interna de 12,0 metros de comprimento, 2.35 metros de largura, 2.39 metros de altura, com capacidade média de 67 metros cúbicos e capacidade de transporte de carga bruta de 26,3 toneladas (Lembramos que se deve sempre respeitar as informações de peso máximo mencionados na porta do container) .
Quais os tipos de containers?
Abaixo, citamos os tipos de containers existentes:
- Container Plataforma;
- Container Flat Rack;
- Container Tank;
- Container Open top;
- Container graneleiro;
- Container Refrigerado;
- Container Ventilado;
- Container Standard, Dry Box.
Quais as vantagens e desvantagens do transporte marítimo?
Dentre as vantagens de transportar pela via marítima estão:
- Custo por quilo transportado normalmente menor que os outros modais de transportes;
- O volume de carga a ser transportado é muito superior se comparado aos outros modais;
- A segurança, no que tange sinistros, é menor em relação aos outros modais;
- Pode transportar praticamente todo o tipo de carga (Cargas perigosas, Cargas Alimenticias, Cargas extra dimensionadas, Cargas com controle de temperatura etc)
- Existem linhas comerciais para praticamente todos os países do mundo;
- Possui regras e legislação rígidas em relação à segurança e procedimentos operacionais que resultam em um modal de transporte confiável.
Agora vamos às desvantagens de se transportar pela via marítima, acompanhe:
- Tempo de trânsito elevado em algumas rotas;
- O congestionamento nos portos;
- A preservação dos portos exigem custos elevados.
Agora que você já conhece tudo sobre transporte marítimo internacional, os tipos de navios para cada tipo de mercadoria e as variações dos tipos de containers, o próximo passo é procurar um agente de confiança e usufruir deste modal de transporte.
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