Cotação de frete marítimo em container de 20′, entenda
Neste artigo, vamos explorar o que envolve a cotação de frete marítimo para um container de 20’, suas vantagens
O Que é um Container de 20′?
Containers de 20′ são amplamente utilizados no transporte marítimo global. Os contêineres dry (DC) são o tipo de contêiner mais utilizado no mundo: 90% das mercadorias transportadas por via marítima são carregadas em contêineres secos. Os contêineres de carga de 20’ são feitos de alumínio ou aço e são adequados para todos os tipos de carga.
Esses containers, são destinados principalmente ao transporte de mercadorias secas, têm dimensões padronizadas, o que os torna ideais para uma variedade de cargas e facilita seu manuseio e armazenamento.
Este tipo de equipamento também
é conhecido como:
- Container 20’ Dry;
- Container 20’ Box;
- Container 20 pés;
- Container 20’ SD;
- Container 20’ Dry;
- Container 20’ Standard.
- Container 20’ DC (Dry Container);
- Container 20’ DV (Dry Van).
O Container 20’ é utilizado para o transporte de cargas secas não perecíveis. Este modelo transporta toda carga que caiba em container simples fechado, com ou sem embalagem própria, sem necessidades de controle de temperatura e ambiente. Apesar da palavra “seca”, também transporta líquidos, desde que armazenados em embalagens adequadas, como por exemplo tambores, tonéis e IBC.
Veja abaixo algumas cargas que são transportadas em contêineres de 20’:
- Cargas de Alimentos;
- Commodities;
- Químicos perigosos e não perigosos;
- Móveis;
- Madeira;
- Maquinas;
- Roupas e confecções;
- Eletrônicos;
- Auto peças;
- Veículos;
- Matérias primas;
- Materiais para construção civil.
Como é determinado o custo da Cotação de Frete Marítimo de um container de 20’?
A cotação de frete para um container de 20′ é determinada por vários fatores. Estes incluem o tipo de mercadoria a ser transportada, a distância entre os portos de origem e destino, taxas portuárias, seguros de carga e custos adicionais que podem surgir durante o transporte.
Importante – Se você continuar conosco nesta leitura, logo abaixo você vai encontrar outras informações para a sua solicitação de cotação de transporte marítimo.
E quais são as vantagens do uso de containers de 20’?
O uso de containers de 20′ traz várias vantagens:
- Padronização: Facilita o manuseio e armazenamento em diferentes modos de transporte.
- Segurança: Proporciona uma proteção robusta para as mercadorias.
- Eficiência de Custo: Ideal para cargas de tamanho médio, oferecendo uma solução de custo eficaz.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o container de 20’, iremos falar mais sobre o mundo do transporte marítimo e facilitar seu entendimento sobre este assunto que é tão amplo.
O que é frete marítimo?
O frete marítimo é o transporte de mercadorias, produtos e cargas por meio de navios ou embarcações aquáticas, de um porto de origem para um porto de destino, através de vias navegáveis, como oceanos, mares, rios e lagos. É uma das formas mais antigas e eficazes de transporte de mercadorias em longas distâncias, e desempenha um papel crucial no comércio internacional e no movimento de bens ao redor do mundo.
A cotação no transporte marítimo internacional é um processo complexo que envolve diversos fatores e variáveis que afetam o custo de transportar mercadorias por mar de um local para outro.
A seguir, vamos explicar como funciona esse processo de cotação, os pontos importantes a serem observados, captados e transmitidos ao transportador internacional para que você receba a proposta internacional, conforme a necessidade de seu embarque.
A cotação de transporte marítimo internacional tem base na negociação que está sendo realizada entre o exportador e o importador, porém o processo logístico internacional da carga que será embarcada é adaptado conforme as opções de transporte que o mercado oferece, porque muitas vezes as rotas já estão pré definidas, o exportador e importador adaptam sua negociação ao que o mercado oferece e desta forma o processo de transporte pode ficar mais seguro e econômico.
Pensando desta forma, podemos concluir que as informações abaixo podem ser fornecidas com facilidade ao transportador internacional para a interpretação e montagem da proposta, veja abaixo:
- Qual o tipo de transporte marítimo que será utilizado?
- O transporte marítimo será o de contêineres especiais?
- O transporte marítimo será o de contêineres reefer?
- O transporte marítimo será o RORO?
- Qual será a mercadoria?
- Qual será o valor da mercadoria?
- Quais as dimensões da carga?
- Qual o peso da carga?
- Qual a quantidade de volumes da carga?
- Se for necessário a coleta, qual o endereço de coleta?
- Se for necessário a entrega, qual o endereço da coleta?
Outras informações podem ser necessárias dependendo o tipo de transporte marítimo, se a carga for superdimensionadas e com sobrepeso,
se for necessário equipamentos especiais tipo Flat Rack, Open top ou containeres reefers.
Agora que listamos a principais informações necessárias para a solicitação de uma cotação de frete marítimo vamos explicar a necessidade de cada uma delas:
O que é FCL (Full Container Load)?
O frete marítimo FCL normalmente é realizado quando a quantidade de mercadoria consegue ocupar todo o espaço do container.
Há também situações em que não se ocupa todo o espaço do container, mas o transporte deve ser realizado na modalidade FCL pela necessidade de transporte da mercadoria.
O que é LCL (Less than Container Load)?
O frete marítimo LCL, também é conhecido como Carga Solta ou Consolidada e é uma modalidade de transporte internacional interessante quando uma carga não é suficiente para preencher um contêiner na totalidade.
A maior vantagem do LCL é que o custo total do frete poderá ser reduzido, uma vez que todas as taxas são divididas entre todos os exportadores ou importadores, já que cada um paga somente pelo espaço em metro cúbico ou tonelada utilizado dentro do container.
O que é o Frete Marítimo a Granel (Bulk Cargo)?
O frete marítimo para cargas a granel (Bulk cargo) é o transporte de mercadorias que são comercializadas e transportadas sem embalagens individuais ou unidades de carga padronizadas, como contêineres.
Cargas a granel (Bulk cargo) podem ser de natureza líquida, sólida ou gasosa, e são geralmente transportadas diretamente em porões de navios especialmente projetados para esse tipo de transporte.
Exemplos comuns de cargas a granel incluem grãos (milho, soja, arroz, trigo, sorgo), minerais sólidos (minério de ferro, bauxita, carvão, manganês, cobre), petróleo, gasolina, querosene, óleo diesel, gás natural, produtos químicos líquidos, fertilizantes, commodities em geral, entre outros.
O que é frete marítimo Break Bulk?
O frete marítimo internacional para cargas soltas (break bulk), refere-se ao transporte de cargas soltas e embaladas, mas não transportadas em contêineres.
Os navios para o transporte marítimo Break Bulk são especializados e conhecidos como navios de carga geral. Diferentemente do transporte marítimo FCL ou do transporte marítimo LCL, o transporte marítimo internacional break bulk envolve o manuseio individual de cada item de carga, que pode ser de tamanho, forma ou peso variados.
O transporte marítimo break bulk é usado para uma ampla variedade de cargas, ele é mais comumente utilizado para itens como máquinas pesadas, equipamentos industriais, peças sobressalentes, projetos de infraestrutura, produtos siderúrgicos, madeira e cargas comercializadas no Agronegócio (em inglês: agribusiness), embaladas em sacos ou big bags entre outros.
O que é o Frete Marítimo de contêineres especiais?
O frete marítimo de contêineres 20 flat rack, 40 flat rack, 20 open top e 40′ open top e o frete marítimo para o transporte em contêineres considerados como contêineres especiais que normalmente são utilizados para transporte de cargas superdimensionadas e com sobrepeso que possuem caracterizadas por exceder as proporções e capacidades de um contêiner padrão. Estes contêineres também são utilizados para cargas chamadas In Gauge que as dimensões das cargas são menores que (ou iguais) às dimensões do contêiner flat rack ou open top (ou seja, a cargas In Gauge requerem equipamentos especiais devido a sua natureza, porém possuem dimensões menores que os contêineres, exemplo de cargas In Gauge são máquinas que precisam ser carregada pelo topo do container open top.
Já as cargas Out of Gauge, possuem dimensões que excedem o contêiner flat rack ou open top no comprimento ou largura ou na altura, mas ainda podem ser transportadas nesses contêineres. Um exemplo de cargas Out of Gauge são máquinas que possuem mais de 12 metros de comprimento, desta forma seu comprimento é maior que o comprimento de um container de 40 flat rack.
Também podemos considerar as seguintes cargas como cargas que necessitam de condições especiais para o transporte entre elas a carga refrigerada (carga perecível), carga congelada (carga ultra perecível), carga a granel líquida, como produtos químicos, as cargas secas a granel dentro do container e as cargas que necessitam de containers food grade (container padrão alimento).
O que é o Frete Marítimo em containeres refrigerados (Reefers)?
O frete marítimo em containers refrigerados (Reefers ) é o método de transporte para transportar mercadorias com temperatura controlada. No transporte reefer, a carga é carregada e transportada em contêineres com sistemas integrados de refrigeração e controle de temperatura.
O contêiner reefer é um equipamento especial que ligado à energia elétrica é capaz de manter o seu interior com temperaturas que chegam até -30ºC.
O container reefer é capaz de criar uma atmosfera controlada, que controla o processo de amadurecimento de frutas e estende a vida útil dos produtos, ele possui o design interno em formato de “T” para que o ar flua por baixo da carga, aumentando a conservação da mercadoria transportada.
Muitos alimentos são transportados em containers reefers, desde frutas e vegetais, peixes e frutos do mar, produtos farmacêuticos e cosméticos, proteínas e laticínios e flores e plantas.
O que é o Frete Marítimo de Carga Ro-Ro?
O frete marítimo internacional para cargas RO-RO ou “roll-on/roll-off”, é um tipo de transporte marítimo utilizado para transportar veículos e cargas. Ele é realizado em navios especialmente projetados para essa finalidade, que possuem rampas para facilitar a carga e descarga dos veículos e cargas.
O processo de carregamento em navios RO-RO ou “roll-on/roll-off” é simples: os veículos são dirigidos diretamente ao navio e são carregados por meio de suas próprias rodas, rolando sobre as rampas. Da mesma forma, na descarga, os veículos são simplesmente rolados para fora do navio na outra ponta do trajeto. Além disso, o frete marítimo internacional para cargas RO-RO ou “roll-on/roll-off”, também é utilizado para transportar cargas volumosas, como equipamentos industriais e máquinas, que podem ser carregadas e descarregadas facilmente com o uso de guindastes e outros equipamentos de carga.
O que é incoterm?
Incoterms ou International Commercial Terms (Termos Internacionais de Comércio), servem para definir os direitos e obrigações do exportador e do importador na estrutura contratual de compra e venda internacional, os Incoterms padronizam e determinam regras e práticas neutras, por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem será o pagador do frete internacional e quem será o responsável pela contratação do seguro internacional All Risks.
Os Incoterms foram desenvolvidos pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) e são atualizados regularmente e são usados em todo o mundo para garantir que os contratos de compra e venda sejam executados de forma justa e eficiente.
O que é o container e quais são seus tipos ou modelos?
O contêineres ou containers é uma grande caixa de metal, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais. O container tem como característica principal constituir em uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés). A unidade base geralmente considerada é o TEU (em inglês: Twenty-feet Equivalent Unit).
É importante destacar que os contêineres ou containers são utilizados não só no transporte marítimo, mas também no fluvial, ferroviário, rodoviário além de terminais portuários. E, embora todos sejam padronizados de acordo com as dimensões externas pré-estabelecidas pelo modelo inglês, existem diversos tipos de container. Cada um com suas características internas específicas, conforme o tipo de carga a ser transportada. Vamos a alguns deles:
Conclusão
Entender a cotação de frete marítimo para containers de 20′ SD é fundamental no comércio exterior. Essa compreensão permite otimizar custos e escolher o método de transporte mais adequado. A escolha do container correto é essencial para a eficiência e sucesso nas operações de comércio exterior.