Fazer cotação
30/01/2024

Cotação de frete marítimo em container Tank (tanque) ou Isotanque, entenda

Postado por: Alex Heleodoro

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Este artigo foca na cotação de frete marítimo para um container tank de 20 pés, destacando suas características únicas e relevância no transporte de líquidos e gases.

O que é um container Tank ou Isotaqnue?

Os containeres Tank (tanque) ou Isotanque são contêineres intermodais em formato cilíndrico construídos de acordo com os padrões ISO, projetados especificamente para o transporte seguro e eficiente de líquidos, gases e entre outras mercadorias. Feitos geralmente de aço inoxidável ou outros materiais resistentes à corrosão, eles são equipados com sistemas de isolamento e controle de temperatura, tornando-os adequados para uma ampla gama de substâncias, desde produtos químicos perigosos (IMO) até alimentos e bebidas.

Quais são os tipos de containers Tank ou Isotanque?

  • Container Tank (tanque) ou Isotanque  Standard para Líquidos;
  • Container Tank (tanque) ou Isotanque com Isolamento Térmico;
  • Container Tank (tanque) ou Isotanque Pressurizado para Gases;
  • Container Tank (tanque) ou Isotanque com Revestimento Interno para Produtos Químicos Específicos.

Existem outros tipos de containers Tank ou Isotanque no mercado mundial e dependendo da necessidade do clientes, modelos podem ser construídos e adequados para o transporte e armazenagem.

 

E quais são as cargas transportadas em containers Tank ou Isotanque?

Os containers Tank ou Isotanque são utilizados para transportar uma variedade de produtos, incluindo:

  • Produtos químicos perigosos e não perigosos; como Gasolina, Diesel, Gás Liquefeito de Petróleo, Ácido sulfúrico, Ácido nítrico;
  • Líquidos alimentícios, como óleos e vinhos, Açúcares liquefeitos, Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, Leite e outros produtos lácteos;
  • Gases pressurizados como o Cloro;
  • Produtos farmacêuticos;
  • Outros líquidos industriais e de consumo.

 

Como é determinado o custo da Cotação de Frete Marítimo de um containers Tank ou Isotanque?

A cotação de frete para um containers Tank ou Isotanque depende de diversos fatores, como:

  • Natureza e classificação da substância a ser transportada;
  • Regulamentações específicas relacionadas ao transporte de produtos perigosos;
  • Distância entre os portos de origem e destino;
  • Necessidades especiais de manuseio e armazenamento;

Vantagens do uso de containers Tank ou Isotanque

  • Segurança: Projetados para transportar líquidos e gases com segurança, reduzindo o risco de vazamentos e contaminação.
  • Especialização: Adaptados para atender às necessidades específicas de diferentes tipos de substâncias.
  • Eficiência Logística: Facilitam o transporte de líquidos e gases, que de outra forma seriam difíceis de movimentar em grandes quantidades.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o container Tank de 20 pés, iremos falar mais sobre o mundo do transporte marítimo e facilitar seu entendimento sobre este assunto que é tão amplo.

 

O que é frete marítimo? 

O frete marítimo é o transporte de mercadorias, produtos e cargas por meio de navios ou embarcações aquáticas, de um porto de origem para um porto de destino, através de vias navegáveis, como oceanos, mares, rios e lagos. É uma das formas mais antigas e eficazes de transporte de mercadorias em longas distâncias, e desempenha um papel crucial no comércio internacional e no movimento de bens ao redor do mundo.

A cotação no transporte marítimo internacional é um processo complexo que envolve diversos fatores e variáveis que afetam o custo de transportar mercadorias por mar de um local para outro. 

A seguir, vamos explicar como funciona esse processo de cotação, os pontos importantes a serem observados, captados e transmitidos ao transportador internacional para que você receba a proposta internacional, conforme a necessidade de seu embarque.

A cotação de transporte marítimo internacional tem base na negociação que está sendo realizada entre o exportador e o importador, porém o processo logístico internacional da carga que será embarcada é adaptado conforme as opções de transporte que o mercado oferece, porque muitas vezes as rotas já estão pré definidas, o exportador e importador adaptam sua negociação ao que o mercado oferece e desta forma o processo de transporte pode ficar mais seguro e econômico.

Pensando desta forma, podemos concluir que as informações abaixo podem ser fornecidas com facilidade ao transportador internacional para a interpretação e montagem da proposta, veja abaixo:

  • Qual  o tipo de transporte marítimo será utilizado? 
  • O transporte marítimo de contêineres especiais?
  • O transporte marítimo de contêineres reefer?
  • O transporte marítimo RORO?
  • Qual a mercadoria?
  • Qual o valor da mercadoria? 
  • Quais as dimensões da carga?
  • Qual o peso da carga?
  • Qual a quantidade de volumes da carga?
  • Se for necessário a coleta, qual o endereço de coleta?
  • Se for necessário a entrega, qual o endereço da coleta?

Outras informações podem ser necessárias dependendo o tipo de transporte marítimo, se a carga for superdimensionadas e com sobrepeso,

se for necessário equipamentos especiais tipo Flat Rack, Open top ou containeres reefers.

Agora que listamos a principais informações necessárias para a solicitação de uma cotação de frete marítimo vamos explicar a necessidade de cada uma delas: 

O que é FCL (Full Container Load)?

O frete marítimo FCL normalmente é realizado quando a quantidade de mercadoria consegue ocupar todo o espaço do container.

Há também situações em que não se ocupa todo o espaço do container, mas o transporte deve ser realizado na modalidade FCL pela necessidade de transporte da mercadoria.

O que é LCL (Less than Container Load)?

O frete marítimo LCL, também é conhecido como Carga Solta ou Consolidada e é uma modalidade de transporte internacional interessante quando uma carga não é suficiente para preencher um contêiner na totalidade.

A maior vantagem do LCL é que o custo total do frete poderá ser reduzido, uma vez que todas as taxas são divididas entre todos os exportadores ou importadores, já que cada um paga somente pelo espaço em metro cúbico ou tonelada utilizado dentro do container.

O que é o Frete Marítimo a Granel (Bulk Cargo)?

O frete marítimo para cargas a granel (Bulk cargo) é o transporte de mercadorias que são comercializadas e transportadas sem embalagens individuais ou unidades de carga padronizadas, como contêineres.

Cargas a granel (Bulk cargo) podem ser de natureza líquida, sólida ou gasosa, e são geralmente transportadas diretamente em porões de navios especialmente projetados para esse tipo de transporte.

Exemplos comuns de cargas a granel incluem grãos (milho, soja, arroz, trigo, sorgo), minerais sólidos (minério de ferro, bauxita, carvão, manganês, cobre),  petróleo, gasolina, querosene, óleo diesel, gás natural, produtos químicos líquidos, fertilizantes, commodities em geral, entre outros.

O que é frete marítimo Break Bulk?

O frete marítimo internacional para cargas soltas (break bulk), refere-se ao transporte de cargas soltas e embaladas, mas não transportadas em contêineres.

Os navios para o transporte marítimo Break Bulk são especializados  e conhecidos como navios de carga geral. Diferentemente do transporte marítimo FCL ou do transporte marítimo LCL, o transporte marítimo internacional break bulk envolve o manuseio individual de cada item de carga, que pode ser de tamanho, forma ou peso variados.

O transporte marítimo break bulk é usado para uma ampla variedade de cargas, ele é mais comumente utilizado para itens como máquinas pesadas, equipamentos industriais, peças sobressalentes, projetos de infraestrutura, produtos siderúrgicos, madeira e cargas comercializadas no Agronegócio (em inglês: agribusiness),  embaladas em sacos ou big bags entre outros.

O que é o Frete Marítimo de contêineres especiais?

O frete marítimo de contêineres  20 flat rack, 40 flat rack, 20 open top e 40′ open top e o frete marítimo para o transporte em contêineres considerados como contêineres especiais que normalmente são utilizados para transporte de cargas superdimensionadas e com sobrepeso que possuem caracterizadas por exceder as proporções e capacidades de um contêiner padrão. Estes contêineres também são utilizados para cargas chamadas In Gauge que as dimensões das cargas são menores que (ou iguais) às dimensões do contêiner flat rack ou open top (ou seja, a cargas In Gauge requerem equipamentos especiais devido a sua natureza, porém possuem dimensões menores que os contêineres, exemplo de cargas In Gauge são máquinas que precisam ser carregada pelo topo do container open top.

Já as cargas Out of Gauge, possuem dimensões que excedem o contêiner flat rack ou open top no comprimento ou largura ou na altura, mas ainda podem ser transportadas nesses contêineres. Um exemplo de cargas Out of Gauge são máquinas que possuem mais de 12 metros de comprimento, desta forma seu comprimento é maior que o comprimento de um container de 40 flat rack.

Também podemos considerar as seguintes cargas como cargas que necessitam de condições especiais para o transporte entre elas a carga refrigerada (carga perecível), carga congelada (carga ultra perecível), carga a granel líquida, como produtos químicos, as cargas secas a granel dentro do container e as cargas que necessitam de containers food grade (container padrão alimento).

O que é o Frete Marítimo em containeres refrigerados (Reefers)?

O frete marítimo em containers refrigerados (Reefers ) é o método de transporte para transportar mercadorias com temperatura controlada. No transporte reefer, a carga é carregada e transportada em contêineres com sistemas integrados de refrigeração e controle de temperatura.

O contêiner reefer é um equipamento especial que ligado à energia elétrica é capaz de manter o seu interior com temperaturas que chegam até -30ºC. 

O container reefer é capaz de criar uma atmosfera controlada, que controla o processo de amadurecimento de frutas e estende a vida útil dos produtos, ele possui o design interno em formato de “T” para que o ar flua por baixo da carga, aumentando a conservação da mercadoria transportada.

Muitos alimentos são transportados em containers reefers, desde frutas e vegetais, peixes e frutos do mar, produtos farmacêuticos e cosméticos, proteínas e laticínios e  flores e plantas.

O que é o Frete Marítimo de Carga Ro-Ro?

O frete marítimo internacional para cargas RO-RO ou “roll-on/roll-off”,  é um tipo de transporte marítimo utilizado para transportar veículos e cargas. Ele é realizado em navios especialmente projetados para essa finalidade, que possuem rampas para facilitar a carga e descarga dos veículos e cargas.

O processo de carregamento em navios RO-RO ou “roll-on/roll-off”  é simples: os veículos são dirigidos diretamente ao navio e são carregados por meio de suas próprias rodas, rolando sobre as rampas. Da mesma forma, na descarga, os veículos são simplesmente rolados para fora do navio na outra ponta do trajeto. Além disso, o frete marítimo internacional para cargas RO-RO ou “roll-on/roll-off”, também é utilizado para transportar cargas volumosas, como equipamentos industriais e máquinas, que podem ser carregadas e descarregadas facilmente com o uso de guindastes e outros equipamentos de carga.

O que é incoterm?

Incoterms ou International Commercial Terms (Termos Internacionais de Comércio), servem para definir os direitos e obrigações do exportador e do importador na estrutura contratual de compra e venda internacional, os Incoterms padronizam e determinam regras e práticas neutras, por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem será o pagador do frete internacional e quem será o responsável pela contratação do seguro internacional All Risks.

Os Incoterms foram desenvolvidos pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) e são atualizados regularmente e são usados em todo o mundo para garantir que os contratos de compra e venda sejam executados de forma justa e eficiente.

O que é o container e quais são seus tipos ou modelos?

 

O contêineres ou containers é uma grande caixa de metal, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais. O container tem como característica principal constituir em uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés). A unidade base geralmente considerada é o TEU (em inglês: Twenty-feet Equivalent Unit).

É importante destacar que os contêineres ou containers são utilizados não só no transporte marítimo, mas também no fluvial, ferroviário, rodoviário além de terminais portuários. E, embora todos sejam padronizados de acordo com as dimensões externas pré-estabelecidas pelo modelo inglês, existem diversos tipos de container. Cada um com suas características internas específicas, conforme o tipo de carga a ser transportada. Vamos a alguns deles:

 

Conclusão

Compreender a cotação de frete marítimo para containers tank de 20 pés é essencial para empresas envolvidas no transporte de líquidos, gases e produtos químicos. A escolha do container correto e a atenção às regulamentações específicas são fundamentais para garantir a segurança, eficiência e conformidade nas operações de transporte marítimo desses produtos especializados.