Fazer cotação
Marítimo 04/01/2024

Cotação de frete marítimo, entenda

Postado por: Alex Heleodoro

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O que é? 

O frete marítimo é o transporte de mercadorias, produtos e cargas por meio de navios ou embarcações aquáticas, de um porto de origem para um porto de destino, através de vias navegáveis, como oceanos, mares, rios e lagos. É uma das formas mais antigas e eficazes de transporte de mercadorias em longas distâncias, e desempenha um papel crucial no comércio internacional e no movimento de bens ao redor do mundo.

A cotação no transporte marítimo internacional é um processo complexo que envolve diversos fatores e variáveis que afetam o custo de transportar mercadorias por mar de um local para outro. 

A seguir, vamos explicar como funciona esse processo de cotação, os pontos importantes a serem observados, captados e transmitidos ao transportador internacional para que você receba a proposta internacional, conforme a necessidade de seu embarque.

A cotação de transporte marítimo internacional tem base na negociação que está sendo realizada entre o exportador e o importador, porém o processo logístico internacional da carga que será embarcada é adaptado conforme as opções de transporte que o mercado oferece, porque muitas vezes as rotas já estão pré definidas, o exportador e importador adaptam sua negociação ao que o mercado oferece e desta forma o processo de transporte pode ficar mais seguro e econômico.

Pensando desta forma, podemos concluir que as informações abaixo podem ser fornecidas com facilidade ao transportador internacional para a interpretação e montagem da proposta, veja abaixo:

  • Qual o tipo de transporte marítimo que será utilizado? 
  • O  transporte marítimo será o de contêineres especiais?
  • O transporte marítimo será o de contêineres reefer?
  • O transporte marítimo será o RORO?
  • Qual será a mercadoria?
  • Qual será o valor da mercadoria? 
  • Quais as dimensões da carga?
  • Qual o peso da carga?
  • Qual a quantidade de volumes da carga?
  • Se for necessário a coleta, qual o endereço de coleta?
  • Se for necessário a entrega, qual o endereço da coleta?

Outras informações podem ser necessárias dependendo o tipo de transporte marítimo, se a carga for superdimensionadas e com sobrepeso,

se for necessário equipamentos especiais tipo Flat Rack, Open top ou containeres reefers.

Agora que listamos a principais informações necessárias para a solicitação de uma cotação de frete marítimo vamos explicar a necessidade de cada uma delas: 

O que é FCL (Full Container Load)?

O frete marítimo FCL normalmente é realizado quando a quantidade de mercadoria consegue ocupar todo o espaço do container.

Há também situações em que não se ocupa todo o espaço do container, mas o transporte deve ser realizado na modalidade FCL pela necessidade de transporte da mercadoria.

O que é LCL (Less than Container Load)?

O frete marítimo LCL, também é conhecido como Carga Solta ou Consolidada e é uma modalidade de transporte internacional interessante quando uma carga não é suficiente para preencher um contêiner na totalidade.

A maior vantagem do LCL é que o custo total do frete poderá ser reduzido, uma vez que todas as taxas são divididas entre todos os exportadores ou importadores, já que cada um paga somente pelo espaço em metro cúbico ou tonelada utilizado dentro do container.

O que é o Frete Marítimo a Granel (Bulk Cargo)?

O frete marítimo para cargas a granel (Bulk cargo) é o transporte de mercadorias que são comercializadas e transportadas sem embalagens individuais ou unidades de carga padronizadas, como contêineres.

Cargas a granel (Bulk cargo) podem ser de natureza líquida, sólida ou gasosa, e são geralmente transportadas diretamente em porões de navios especialmente projetados para esse tipo de transporte.

Exemplos comuns de cargas a granel incluem grãos (milho, soja, arroz, trigo, sorgo), minerais sólidos (minério de ferro, bauxita, carvão, manganês, cobre),  petróleo, gasolina, querosene, óleo diesel, gás natural, produtos químicos líquidos, fertilizantes, commodities em geral, entre outros.

O que é frete marítimo Break Bulk?

O frete marítimo internacional para cargas soltas (break bulk), refere-se ao transporte de cargas soltas e embaladas, mas não transportadas em contêineres.

Os navios para o transporte marítimo Break Bulk são especializados  e conhecidos como navios de carga geral. Diferentemente do transporte marítimo FCL ou do transporte marítimo LCL, o transporte marítimo internacional break bulk envolve o manuseio individual de cada item de carga, que pode ser de tamanho, forma ou peso variados.

O transporte marítimo break bulk é usado para uma ampla variedade de cargas, ele é mais comumente utilizado para itens como máquinas pesadas, equipamentos industriais, peças sobressalentes, projetos de infraestrutura, produtos siderúrgicos, madeira e cargas comercializadas no Agronegócio (em inglês: agribusiness),  embaladas em sacos ou big bags entre outros.

O que é o Frete Marítimo de contêineres especiais?

O frete marítimo de contêineres  20 flat rack, 40 flat rack, 20 open top e 40′ open top e o frete marítimo para o transporte em contêineres considerados como contêineres especiais que 

Normalmente são utilizados para transporte de cargas superdimensionadas e com sobrepeso que possuem caracterizadas por exceder as proporções e capacidades de um contêiner padrão. Estes contêineres também são utilizados para cargas chamadas In Gauge que as dimensões das cargas são menores que (ou iguais) às dimensões do contêiner flat rack ou open top (ou seja, a cargas In Gauge requerem equipamentos especiais devido a sua natureza, porém possuem dimensões menores que os contêineres, exemplo de cargas In Gauge são máquinas que precisam ser carregada pelo topo do container open top.

Já as cargas Out of Gauge, possuem dimensões que excedem o contêiner flat rack ou open top no comprimento ou largura ou na altura, mas ainda podem ser transportadas nesses contêineres. Um exemplo de cargas Out of Gauge são máquinas que possuem mais de 12 metros de comprimento, desta forma seu comprimento é maior que o comprimento de um container de 40 flat rack.

Também podemos considerar as seguintes cargas como cargas que necessitam de condições especiais para o transporte entre elas a carga refrigerada (carga perecível), carga congelada (carga ultra perecível), carga a granel líquida, como produtos químicos, as cargas secas a granel dentro do container e as cargas que necessitam de containers food grade (container padrão alimento).

O que é o Frete Marítimo em containeres refrigerados (Reefers)?

O frete marítimo em containers refrigerados (Reefers ) é o método de transporte para transportar mercadorias com temperatura controlada. No transporte reefer, a carga é carregada e transportada em contêineres com sistemas integrados de refrigeração e controle de temperatura.

O contêiner reefer é um equipamento especial que ligado à energia elétrica é capaz de manter o seu interior com temperaturas que chegam até -30ºC. 

O container reefer é capaz de criar uma atmosfera controlada, que controla o processo de amadurecimento de frutas e estende a vida útil dos produtos, ele possui o design interno em formato de “T” para que o ar flua por baixo da carga, aumentando a conservação da mercadoria transportada.

Muitos alimentos são transportados em containers reefers, desde frutas e vegetais, peixes e frutos do mar, produtos farmacêuticos e cosméticos, proteínas e laticínios e  flores e plantas.

O que é o Frete Marítimo de Carga Ro-Ro?

O frete marítimo internacional para cargas RO-RO ou “roll-on/roll-off”,  é um tipo de transporte marítimo utilizado para transportar veículos e cargas. Ele é realizado em navios especialmente projetados para essa finalidade, que possuem rampas para facilitar a carga e descarga dos veículos e cargas.

O processo de carregamento em navios RO-RO ou “roll-on/roll-off”  é simples: os veículos são dirigidos diretamente ao navio e são carregados por meio de suas próprias rodas, rolando sobre as rampas. Da mesma forma, na descarga, os veículos são simplesmente rolados para fora do navio na outra ponta do trajeto. Além disso, o frete marítimo internacional para cargas RO-RO ou “roll-on/roll-off”, também é utilizado para transportar cargas volumosas, como equipamentos industriais e máquinas, que podem ser carregadas e descarregadas facilmente com o uso de guindastes e outros equipamentos de carga.

O que é incoterm?

Incoterms ou International Commercial Terms (Termos Internacionais de Comércio), servem para definir os direitos e obrigações do exportador e do importador na estrutura contratual de compra e venda internacional, os Incoterms padronizam e determinam regras e práticas neutras, por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem será o pagador do frete internacional e quem será o responsável pela contratação do seguro internacional All Risks.

Os Incoterms foram desenvolvidos pela Câmara de Comércio Internacional (ICC) e são atualizados regularmente e são usados em todo o mundo para garantir que os contratos de compra e venda sejam executados de forma justa e eficiente.

O que é o container e quais são seus tipos ou modelos?

 

O contêineres ou containers é uma grande caixa de metal, destinado ao acondicionamento e transporte de carga em navios. É também conhecido como cofre de carga, pois é dotado de dispositivos de segurança previstos por legislações nacionais e por convenções internacionais. O container tem como característica principal constituir em uma unidade de carga independente, com dimensões padrão em medidas inglesas (pés). A unidade base geralmente considerada é o TEU (em inglês: Twenty-feet Equivalent Unit).

É importante destacar que os contêineres ou containers são utilizados não só no transporte marítimo, mas também no fluvial, ferroviário, rodoviário além de terminais portuários. E, embora todos sejam padronizados de acordo com as dimensões externas pré-estabelecidas pelo modelo inglês, existem diversos tipos de container. Cada um com suas características internas específicas, conforme o tipo de carga a ser transportada. Vamos a alguns deles:

O que é o NCM?

A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é um sistema de classificação de produtos utilizados pelos países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul), que atualmente é composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

 A NCM é composta por oito dígitos numéricos que representam características específicas de cada produto.

A NCM foi desenvolvida pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) e vem sendo utilizada pelos países do Mercosul desde 1995.

A Classificação Fiscal de Mercadorias, de acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), é um sistema utilizado para identificar e classificar produtos no comércio exterior.

A classificação fiscal é fundamental para a importação e exportação de mercadorias, pois determina a alíquota dos impostos que serão cobrados na nacionalização das mercadorias

O que é carga perigosa?

Podemos dizer que carga perigosa é qualquer substância que possa oferecer riscos à saúde humana, ambiental e à segurança pública por conta de suas características físicas e químicas. No Comércio Exterior, quando dizemos que uma carga é IMO, significa que se trata de uma carga perigosa.

A IMO é uma organização das Nações Unidas que foi criada em 1948 com o objetivo de promover a segurança marítima e a cooperação entre os portos.

Portanto,  todas as exportações ou importações de cargas perigosas (IMO) precisam seguir as regras da organização para que o transporte seja feito com segurança.

Porque é necessário saber o valor da mercadoria para o transporte internacional?

É importante saber o valor das mercadorias para o cálculo correto do seguro internacional de cargas, ele é uma parte importante do custo da exportação ou da importação, especialmente para mercadorias de alto valor. O custo do seguro depende do valor declarado da carga, de seu nível de cobertura e dos riscos envolvidos no transporte.

Frequentemente chamado de seguro de cargas internacionais all risks, o seguro normalmente é contratado em apólice separado do transporte e tem cobertura conforme determina o incoterm escolhido na negociação entre o exportador e o importador.

Porque é importante informar as dimensões corretas da carga ao transportador internacional?

As dimensões da carga são informações básicas para o cálculo do frete internacional dependendo do tipo de transporte marítimo que será utilizado.

As informações deverão ser fornecidas em metros ou centímetros ao transportador internacional para facilitar o entendimento do tipo da carga e os procedimentos necessários para o transporte que resultará no cálculo correto dos custos e uma proposta mais competitiva.

Porque é importante informar o peso correto da carga ao transportador internacional?

O peso da carga é uma informação básica para o cálculo do frete internacional dependendo do tipo de transporte marítimo que será utilizado.

A informação deverá ser fornecida em quilos (KG) ou toneladas (TON) ao transportador internacional para facilitar o entendimento do tipo da carga e os procedimentos necessários para o transporte que resultará no cálculo correto dos custos e uma proposta mais competitiva.

Porque é importante informar a quantidade de volumes da carga ao transportador internacional?

A quantidade de volumes da carga é uma informação básica para o cálculo do frete internacional dependendo do tipo de transporte marítimo que será utilizado.

A informação deverá ser fornecida ao transportador internacional para facilitar o entendimento do tipo da carga e os procedimentos necessários para o transporte que resultará no cálculo correto dos custos e uma proposta mais competitiva.  

Como vimos acima, muitas informações devem ser fornecidas pelo exportador ou importador para a solicitação de cotação de frete marítimo internacional, porém no recebimento da proposta de frete, várias informações são fornecidas pelo transportador internacional que podem ser desconhecidas pelo cliente e gerar interpretações equivocadas dos custos e do processo logístico, por isso aproveitamos e listamos abaixo nossas últimas postagens que possuem esclarecimentos sobre as taxas e sobretaxas que fazem parte do frete marítimo internacional.

Taxas de Câmbio:

As flutuações nas taxas de câmbio podem afetar os custos do transporte marítimo internacional em todos os tipos de transporte marítimo.

Sendo assim, a taxa cambial utilizada pelos transportadores internacionais para faturar os custos de frete internacional e demais taxas relacionadas ao frete podem receber uma porcentagem adicional acima do valor de referência da PTAX. Esse percentual funciona como uma forma de proteger o transportador internacional que realizou o transporte dos riscos de prejuízo, por conta da variação cambial.

No Brasil a taxa de câmbio é flutuante, ou seja, muda conforme a demanda de oferta e procura de dólar no mercado. Com isso, um transportador internacional que utiliza apenas a PTAX para a cobrança do frete internacional, corre o risco de fechar um contrato com a taxa em um valor X e, dias ou semanas depois, enquanto estiver prestando o serviço de entrega do produto, esse valor pode mudar e a empresa passa a arcar com prejuízos.

Assim, para diminuir os riscos da operação em um frete internacional por conta da variação do câmbio, é adicionado um percentual sobre a PTAX, que servirá como uma margem de segurança

 

Contratos e Negociação:

 

Na maioria dos casos, os exportadores e importadores realizam cotações de frete conforme sua necessidade, considerando o processo de exportação ou importação que estará sendo realizado em uma data próxima à da solicitação da cotação, porém há a possibilidade também de cotações de frete para contratos de longo prazo com transportadoras internacionais para obter preços mais competitivos. Também existe a possibilidade da realização de BID (inglês BID Bidding Process), que consiste em convidar transportadoras para uma negociação, sendo que essas devem realizar lances (propostas de frete), ao exportador ou importador com o objetivo de reduzir custos com contratação do frete, atender exigências específicas do cliente ou ainda fazer uma atualização dos seus parceiros de transporte.

Existem muitos outros tipos de contêineres especializados projetados para atender a necessidades específicas, como contêineres para transporte de automóveis, animais vivos, mercadorias perigosas, entre outros.

Cada tipo de contêiner é projetado para acomodar as características da carga que transporta, garantindo a segurança e a integridade dos produtos durante o transporte. A escolha do tipo de contêiner depende da natureza da carga e das necessidades do remetente.

Conclusão

O transporte marítimo não é apenas um mero componente da cadeia logística global, mas sim uma espinha dorsal que sustenta grande parte do comércio internacional. Sua singularidade reside na mistura de eficiência, capacidade elevada e adaptabilidade, permitindo que mercadorias de todos os tamanhos e naturezas cruzem oceanos e alcancem destinos distantes.

O ato de escolher o tipo de transporte marítimo mais apropriado, no entanto, é uma arte que depende de uma profunda compreensão da carga em questão, bem como das nuances do processo logístico em foco. Além disso, uma cotação de frete internacional precisa não apenas refletir o custo do transporte em si, mas também deve incorporar uma compreensão detalhada das exigências tanto do exportador quanto do importador. 

Assim, garante-se uma sinergia que possibilita transações comerciais internacionais fluídas e otimizadas.