Fazer cotação
Artigo 18/04/2023

O que é comércio exterior?

Postado por: Gabriela Soares

img-news

Descubra respostas para suas perguntas sobre comércio exterior, exportação e importação, vantagens do comércio exterior, a variação cambial e a balança comercial.

O comércio exterior é a troca de bens, serviços e capital entre dois países, é um dos fatores mais importantes que determinam o crescimento econômico de um país. Como o próprio nome já diz, o comércio exterior se refere à troca de produtos e serviços, seja na compra (importação) e/ou na venda (exportação), englobando todos os procedimentos necessários para sua realização.

Importação – A importação é o ingresso de um produto, bem ou serviço de outro país ao mercado interno de forma temporária ou definitiva.  Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua nacionalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei. O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial.

Exportação – A exportação é a saída temporária ou definitiva de produtos, bens e serviços nacionais para outros países. Em linhas gerais, é quando as empresas instaladas dentro de um país vendem seus produtos, bens e serviços para empresas em outros países.

No Brasil, o regulamento aduaneiro determina que sejam consideradas as mercadorias exportadas cujo embarque ou transposição de fronteira esteja averbado.

A averbação do embarque consiste na confirmação da saída da mercadoria do País. Apenas uma DU-E na situação averbada atesta, para todos os fins fiscais, cambiais e comerciais, a efetiva exportação da mercadoria para o exterior (art. 92 da IN RFB nº 1.702/2017). Portanto, para que seja considerada exportada, não basta que a mercadoria tenha sido desembaraçada, sendo necessária a confirmação do seu embarque ou transposição de fronteira através da averbação do processo de exportação.

 

Vantagens do comércio exterior

O comércio exterior tem um papel importante no desenvolvimento econômico e social de um de um país, ele reflete no aumento do padrão de vida da população e no crescimento da indústria, veja abaixo outros fatores favoráveis ao comércio exterior em um país:

  • Aumento do crescimento econômico;
  • Acesso a novos produtos e serviços;
  • Aumento na demanda e redução dos riscos de sazonalidade do mercado interno;
  • Expansão industrial e comercial pela diversificação de mercados;
  • Acesso a novas tecnologias e ferramentas mercadológicas;
  • Aumento na qualidade dos produtos e serviços;

A desvalorização e valorização cambial e sua influência no comércio exterior

O Banco Central do Brasil define que a taxa de câmbio representa o preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional.

Já a variação cambial é a oscilação de valor entre a moeda estrangeira e a moeda nacional, por exemplo, real e dólar.

Essa variação pode ser motivada por diversos fatores como a oferta e demanda de moeda estrangeira, aumento das exportações ou importações, por decisões do Banco Central do Brasil, pela variação da taxa de juros no Brasil, pela variação da taxa de juros no exterior e aversão ao risco.

A variação cambial pode impactar positivamente ou negativamente todas as empresas envolvidas em algum tipo de negociação internacional, sejam elas importadoras, exportadoras ou até mesmo empresas com atividades nacionais.Veja abaixo:

Desvalorização cambial. Se a moeda do país perde valor, significa que as compras do exterior de mercadorias e serviços passam a ficar mais caras. Nessas situações, os exportadores são beneficiados. Empresas que exportam têm a possibilidade de explorar a desvalorização da moeda com aumento nas vendas e nos lucros.

Valorização cambial: Quando o câmbio do país está valorizado, as mercadorias e os serviços estrangeiros ficam com o custo menor e os importadores são favorecidos e a substituição dos serviços e produtos nacionais é evidenciada. Esse aumento das importações de mercadorias e serviços pode ter efeitos negativos para a economia nacional.

 

O que é a balança comercial?

A balança comercial de um país é a diferença entre suas exportações e importações. Se um país exporta mais do que importa, tem um superávit comercial, enquanto se importa mais do que exporta, tem um déficit comercial.

Vários fatores vão influenciar o saldo da balança comercial. Entre eles podemos citar:

O nível de renda da economia nacional: se o país tem condições de produzir e entregar estes produtos para o mercado.

O nível de renda da economia mundial: se o mundo passa por um bom momento econômico, as importações crescem e o país vende (exporta) seus produtos também.

A taxa de câmbio: quando a moeda nacional vale mais ou igual à moeda estrangeira, os produtos importados tendem a chegar mais baratos no mercado internacional.

Protecionismo: a quantidade de taxas que um país coloca em certos produtos pode encarecer-lo fazendo que não seja atrativo vendê-lo para um determinado mercado.

Em suma, o comércio exterior envolve a troca de bens, serviços e capital entre países, incluindo tanto importação como exportação. As vantagens do comércio exterior incluem o aumento do crescimento econômico, acesso a novos produtos e serviços, diversificação de mercados e tecnologias, entre outros.

A variação cambial pode afetar positiva ou negativamente as empresas envolvidas em negociações internacionais, enquanto a balança comercial é a diferença entre as exportações e importações de um país, que pode ser influenciada por vários fatores econômicos. O comércio exterior é, portanto, um elemento importante na economia global e pode trazer benefícios significativos para os países que o praticam de maneira estratégica.

 

Quer exportar ou importar produtos?

Então entre em contato com um de nossos especialistas da Marco Polo Multimodal através deste link, para dar um início às suas importações e exportações. Se preferir, entre em contato com nossos especialistas pelo endereço de e-mail comercial@marcopolomultimodal.com.br ou nos chame no WhatsApp no número (48) 9 9983-0474.

Ficaremos muito contentes em te ajudar!